segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Município propõe aumento da tarifa de “chapa”em Maputo e Matola

 
A tarifa básica dos TPM vai passar de 5 MT para 7 MT. A tarifa de “chapa” para distâncias inferiores a 10 quilómetros vai passar de 5 MT para 7 MT e a tarifa de “chapa” para longas distâncias vai passar de 7.5 MT para 9 MT
- Assembleia Municipal decide esta semana sobre o aumento ou não
Maputo (Canalmoz) – A última vez que o Governo tentou agravar a tarifa de transporte semi-colectivo, o país conheceu a primeira grande manifestação popular, o 05 de Fevereiro de 2008.
Agora a edilidade vai tentar novo ensaio. Não se sabe é como o mesmo vai terminar. Certo é que a edilidade de Maputo submeteu à Assembleia Municipal local a proposta de agravamento da tarifa de transporte semi-colectivo e dos TPM, que a ser aprovada, vai entrar em vigor ainda este mês de Outubro.
Segundo disse ao Canalmoz o vereador dos Transportes e Comunicações no Município de Maputo, João Matlombe, a proposta submetida pela edilidade prevê as seguintes actualizações: A tarifa básica dos TPM vai passar de 5 MT para 7 MT. A tarifa de “chapa” para distâncias inferiores a 10 quilómetros vai passar de 5 MT para 7 MT e a tarifa de “chapa” para longas distâncias vai passar de 7.5 MT para 9 MT.
Benefícios para os utentes
Questionámos ao vereador quais seriam os benefícios para os utentes dos transportes públicos e semi-colectivos, com este aumento, ou se o mesmo seria apenas para satisfazer os transportadores.
Matlombe disse que o benefício imediato seria aumento da disponibilização do transporte. Afirmou que agora a empresa municipal de transportes, ainda designada TPM pelo menos pelos utentes, põe em circulação, por dia, 120 autocarros e mantém nas garagens 130 autocarros, não por avarias, mas por falta de capacidade. Com o aumento da tarifa a se consumar, Matlombe disse que a empresa vai passar a operar com os 250 autocarros, que, segundo suas palavras, “são todos novos, adquiridos há pouco tempo”.
A médio prazo, Matlombe disse que o município vai aumentar a frota dos actuais 250 autocarros.
Quanto aos “chapas”, que são operados por privados, o autarca afirmou ao Canalmoz que a edilidade vai reforçar a fiscalização contra o encurtamento das rotas e disse que uma das medidas é não mais licenciar os mini-bus de 15 lugares para rotas com distâncias superiores a 10 quilómetros.
Reacção dos utentes
Quanto à possível reacção violenta dos munícipes em caso da consumação do aumento da tarifa do transporte urbano, o vereador disse não esperar surpresas, uma vez que a edilidade “fez consultas em todos os bairros para dialogar com os munícipes sobre o ajuste da tarifa, e a actualização da proposta saiu dessas consultas”.
“Fizemos consultas, em todos os bairros. Não envolvemos os medias porque não queríamos influenciar com opinião dos medias”, disse.
A Assembleia Municipal de Maputo reúne-se nos dias 24 e 25 do corrente mês para, entretanto, aprovar ou chumbar a proposta da edilidade de agravar as tarifas dos transportes urbanos. “Somos optimistas que se vai aprovar”, disse Matlombe ao Canalmoz.
Quanto ao vizinho município da Matola, Matlombe disse que vai também registar agravamento da tarifa, mas a decisão é independente, embora coordenada entre as duas edilidades que formam o Grande Maputo. (BN)

1 comentário:

Anónimo disse...

Call erotiс massage for detailѕ. Quеllа giuѕtа, quеlla che meglio
ԁi ogni altrа definisce la Vіrilіt?
Τhе practiсeѕ proviԁed in YONI MΑЅЅΑGE arе desіgnеd to
ωоrk ωith Verizon in the
U.

mу pаge; find tantra london