sábado, 13 de outubro de 2012

Morreu Nyimpine Chissano

 

Ouvir com webReader
Nyimpine_chissano
O empresário moçambicano, Nyimpine Chissano, morreu na madrugada de hoje, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Tentativas de o deslocar à vizinha África do Sul não resultaram porque a morte rapidamente o abraçou, deixando enlutados os seus ente queridos.
Nyimpine é filho do ex-estadista moçambicano, Joaquim Chissano, e marido da conceituada actriz Cândida Bila.
Sabe-se, no entanto, que os pais do malogrado não se encontram no país, mas já estão informados sobre o incidente.
Mais informações, nos próximos tempos.
Olívia Massango
Mais sobre Nyimpine Chissano
Nyimpine Chissano, de 37 anos de idade, perdeu a vida na madrugada desta segunda feira (19.11), na sua residência – cidade de Maputo. Nascido na Tanzânia, durante a guerrilha que a FRELIMO moveu contra o regime colonial português, o primeiro filho de Joaquim e Marcelina Chissano foi baptizado em homenagem a esses tempos, com um nome que na língua changana, a etnia do pai, significa "na guerra".
Depois de uma infância normal, o alegado mau feitio de Nhympine começou a manifestar-se logo no início da vida adulta, com notícias menos edificantes a seu respeito, como é o caso de ter sido acusado de partir uma máquina de escrever numa esquadra da capital do país, após uma discussão com a polícia, alegadamente, devido a um problema de trânsito.
Pouco se sabe de Nyimpine Chissano, a não ser que frequentou cursos académicos nos Estados Unidos e que vai no segundo casamento, agora com a actriz Cândida Bila.
São notórios os empreendimentos do primeiro filho de Joaquim Chissano. Entre 1997 a 2000 o jovem Nyimpine apareceu com o seu irmão N’nite, pelo menos em cerca de dez registos empresariais.
No dia 22 de Setembro de 1997 Nyimpine Joaquim Chissano juntou-se a Július Bernardo Seffgu e constituíram a “DAJULE Trading Company, Limitada”. Esta empresa dedica-se ao transporte de passageiros e carga, no âmbito nacional e internacional; venda de veículos automóveis, ligeiros e pesados, novos ou usados.
No mesmo ano, o primogénito de Joaquim Chissano, juntou-se a dois dos três filhos de Eduardo Mondlane, Nyeleti Brook Mondlane e Eduardo Chivambo Mondlane Júnior e a Pedro Jeremias Manjate, formando a “M.M. Trading, Limitada”.
Nyimpine não parou por aqui. É sócio de Maria Nhaguinome João e Omaia Salimo na “Ponta Tripla, Limitada”, que tem como objecto social “participações financeiras em outras sociedades e outros afins. Na “Tarpon Serviços, Limitada”, outra empresa, Nyimpine faz parelha com Dato Tan Teong Hean, uma sociedade que se dedica na “prestação de serviços em áreas como investimentos, gestão técnica, económica, financeira, contabilidade, informática e de apoio de empresas, etc”.
Nyimpine é também sócio da ex-esposa, a jamaicana Kai Crooks Chissano no “Rovuma International, Limitada”, empresa que tem como objecto social o comércio interno e internacional de bens e serviços, agenciamento e comissionamento.
Na “GMI-Motores, Limitada”, Nyimpine tem como sócios entidades como a “Sotux”, e figuras como Gerald James Wingles, Florência José Infante e José Marcelino Zacarias.
O PAÍS - 19.11.2007

lido na altura pelo director da RDP em Lisboa - David Borges
FUTEBOL
O ÁRBITRO PAULÃO
E AS REGRAS DO JOGO
«JUDEX DAMNATUR QUUM NOCEM ABSOLVITUR»
(É CONDENADO O JUIZ QUANDO O CRIMINOSO É ABSOLVIDO)
IN MEMORIAM do ASSASSINADO
JORNALISTA CARLOS CARDOSO
Num particular jogo de Futebol um particular árbitro de primeiro nome, Paulão, teve uma tarefa árdua e difícil, em manter a disciplina no campo. O «match» foi entre a equipa dos Diabólicos, equipados a rigor de negro e roxo, obviamente, contra os Cinzentos com o símbolo da espada e da balança na camisola. Estes últimos são jogadores cautelosos por natureza.
A táctica dos Diabólicos foi entrar duro a «matar». Cinco de seus jogadores tiveram logo no início, cartões amarelos e um sexto foi expulso, com vermelho directo, por ter saído do relvado e agredido violentamente um espectador atento que protestava contra as regras do jogo.
De uma arrogância inaudita, o expulsado, abaixa os calções em sinal de protesto e o público assobiou em conformidade... O «desinfeliz» espectador foi levado em estado crítico para o Hospital. Levou uma cabeçada na testa e ficou incapacitado de protestar mais. O futebolista expulso é escoltado pela polícia para a sua protecção, não fosse o público «trucidá-lo», pelo acto bárbaro anti-desportivo.
Há inquietação no banco técnico dos Diabólicos. Os Cinzentos, pouco a pouco se impunham nas jogadas. O árbitro Paulão, às vezes calmo, às vezes impaciente e nervoso consultava o relógio. O tempo teimava em não passar rápido. O árbitro Paulão queria ver terminado este jogo de triste memória, o mais rápido possível. Mas o danado do tempo – relógio não colaborava…
…Com uma entrada de leão no início, a equipa dos Diabólicos, afrouxa o ímpeto. Entre si as jogadas sincronizadas pelo treinador e pela direcção do clube, falhavam. Entrada de leão, saída de pintos, mas pintos de abutres que um dia crescem e voam, se o diabo, senhor deles, quiser, e ajudar.
No lacónico e final relatório emitido, ficou registado que o árbitro Paulão, foi um bom juiz respeitador das regras do jogo… Lamentando apenas... o espectador agredido… nada mais de novo, havia a assinalar. Tudo voltaria aos «conformes» no reino do Futebol…

7
JC said...
Análise numa perspectiva da Sociologia da Cultura
Por João Craveirinha
O Choro aos Mortos
É da praxe humana chorar os mortos com pesar (ou mostrar pesar falso) ainda que não seja universal no caso dos asiáticos e da tradição de alguns povos africanos e australianos (ditos aborígenes). Em algumas dessas tradições antigas, a passagem para outra vida seria de “festa” (fim de mandato neste mundo – descanso eterno) e não de luto preto, mas branco sinal de vazio e luz para “essa viagem sem retorno” na perspectiva de acerto de contas pendentes se foi um mau carácter em vida. “O que se semeou se colherá”. Sentir verdadeiro pesar pelos mortos é também comum em alguns animais da selva como os elefantes, lobos etc cetera. Só o crocodilo é que “chora por prazer” ao antever a presa. Daí as “lágrimas de crocodilo”. Também há humanos assim.
O céu e o Inferno no imaginário colectivo
Na Europa, os conceitos de céu (paraíso) e inferno são heranças egípcio - faraónicas e seriam absorvidas pelo cristianismo e islamismo através do judaísmo. A dicotomia Luz e Trevas - Branco e Preto (estariam na origem do racismo de supremacia ocidental - europeus por serem mais claros = luz divina; africanos mais escuros = trevas do diabo). No cristianismo temos ainda os infernos (divina Comédia de Dante) heranças da mitologia greco-romana, por sua vez com influência dos persas e do hinduísmo das caixas de registo akashe (dos nossos actos em vida) e dos kharmas num ciclo contínuo de regresso (reencarnações) para “pagar dívidas comportamentais” ou ser premiado com uma melhor vida no além da “twilight zone” – noutra dimensão. Surge no hinduísmo o voto da humildade em vida para alcançar o “Nirvana” onde não há “Kharma” (ausência de causa - efeito / acção - reacção) só “Dharma” (anulação do destino de sofrimento e sem necessidade de regresso pela reencarnação). Estas premissas através do Yuga.
O Mundo dos espíritos africanos -
Ancestrolatria
Nós os moçambicanos de cultura baNto (ou híbrida) temos um mundo hierárquico dos espíritos – divindades que habitam num Céu chefiados por um único Deus supremo: Kulukumba - Mungo – Ulungo – N’Thylo (correspondente ao Deus judaico –cristão -muçulmano) e a nível inferior estão os xicuembos (espíritos desencarnados) dos antepassados evocados nas missas tradicionais para pedir ajuda e na preparação do nosso lugar nesse além. Bem, quando não há “intercepção” durante a cerimónia, por parte dos shetuanes, madjines ou xiguevengos se assumindo como nossos familiares antigos para nos “enganar” (bem bastavam os falsos adivinhos, curandeiros e nhamessoros). Na realidade estas crenças se “baseiam” na vida real da dualidade do bem e do mal. Estes mundos metafísicos africanos se entrecruzaram com o cristianismo e o islamismo num afro-sincretismo religioso sui generis, aliás semelhante em todo o Continente Africano e transportado para a Europa e Américas durante séculos aos dias de hoje, incluindo os países nórdicos da fria crença na ciência e tecnologia acima de tudo.
Falecimentos, Pêsames e Hipocrisia
O Caso Nyimpine Chissano
Nos tempos do pós-modernidade (actuais) muita hipocrisia se encontrava subjacente ao choro das carpideiras (femininas) pagas na antiguidade para chorar nos falecimentos ou lágrimas de crocodilo masculinas num sentimento de pesar ou de luto fictícios nas condolências aos familiares do defunto. Tudo uma questão de “status” social.
No caso concreto da morte (19.11.2007) do cidadão moçambicano, Nyimpine Chissano alguns dirão que a justiça divina fez justiça outros dirão que foi a justiça do inferno, apesar de uma vida dourada rodeada de infinitos privilégios. Manhã cedo, há data da informação do falecimento, que anedotas “macabras” circulam em Maputo por telefones celulares (mensagens) e via espaço cibernético (não fosse essa herança lusófona de escárnio e mal-dizer dos portugueses o que seríamos?)
Mas bem no fundo (suponho), mesmo os que se dizem contra a pena de morte terão “rejubilado” com esta sentença de morte natural (aliás que todos nós teremos um dia se não for violenta) – num apagão definitivo do ténue elo à vida terrena. A hipocrisia dos sentidos pêsames serão a nota dominante em blogs e saites por esse mundo fora.
No entanto ficará por se concretizar a aplicação da justiça nos casos Siba-Siba e Carlos Cardoso e outros que eventualmente desconhecemos de prepotências várias. Com um profundo suspiro serão arquivados os dossiers. “Case closed” como diria um juiz em inglês na jurisprudência anglo-saxónica. E os intervenientes directos ou afastados destes casos Siba –Siba e Carlos Cardoso, dormirão com menos pesadelos.
Entretanto, os que se considerem mais justos que os outros ou injustiçados e desejem consolo, poderão ficar com o som e as imagens das “Mentiras da Verdade” no youtube, trabalho do jovem estudante universitário “kamikazi”, Azagaia:
http://www.youtube.com/watch?v=b9IwDjrUNTE
João Craveirinha
(Simples escriba atento aos fenómenos da sociologia cultural nos comportamentos)

8
Teodório Jeremias O. Chambal said...
Caros compatriotas!
Deixemos passar todo o passado do nosso concidadão, camarada e irmão Nyimpine Chissano e roguemos a Deus k lhe conceda um xpaço no paraiso, esse pedacinho la na casa celestial ond todos o queremos.
Digamx d fundo do coração "meus pesâmes" a familia chissa, ñ como ex-presid, mais sim como Homem.
Sinceramente falando as mnh mais sentidas condolencias e mta coragem a familia.
Teodório Chambal.

9
Max said...

A ESTE ACONTECIMENTO TRAGICO, RECORDAMOS AS CIRCUNSTANCIAS DA TRAGICA MORTE SE JORNALISTA CARLOS CARDOSO.
COM A SUA MORTE, SERA DIFINITIVAMENTE ENCERRADO O PROCESSO AUTONOMO.
SABE-SE, QUE NYMPINE QUANDO ERA ESTUDANTE NOS EUA PARTIU UMA MONTRA COM SUA GENGUE.
NUMA ESQUADRA DA POLICIA, DECLAROU QUE ERA UM GRANDE PROBLEMA PORQUE ERA FILHO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇABIQUE.
DEU MUITAS DORES DE CABEÇA AO PEDRO COMISSARIO ENTAO EMBAIXADOR NA ALTURA.
QUE DESCANSE EM PAZ.
AS PESAMOS AO EX CHEFE DO ESTADO E SUA FAMILIA.
MALX85
 
 

3 comentários:

Anónimo disse...

I have hаd many maѕsages prior tо thіs аnd many other erotic massages.
A 'whole body treat' on a cold floor even іn ѕummeгs is
not recommenԁed. And like many of the particіpants in the athletіc gear lending pгogram that Wеstin гolled οut in
February, sрent some quality time together before or after your trip
to the erotiс massage. Mention all the thingѕ together.
The іmpeccable proportions bеlie the handset's 12.

Also visit my website; erotic massage London

Anónimo disse...

magnificent points altogether, you simply won a emblem new reader.

What would you suggest in regards to your post that
you simply made a few days in the past? Any sure?


my page: cheap Swimwear

Anónimo disse...

Hi there I am so delighted I found your site, I really found
you by error, while I was researching on Google for
something else, Regardless I am here now and would just like
to say many thanks for a marvelous post and a all round entertaining
blog (I also love the theme/design), I don't have time to browse it all at the minute but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent job.

Here is my blog - push up Bikini