quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Membro da Frelimo foge com dinheiro de ajudas de custo em Quelimane

 

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Diário da Zambézia
Quarta, 10 Outubro 2012 14:28
Um membro da Frelimo na Assembleia Municipal de Quelimane (AMQ), no município da mesma cidade, sumiu com o dinheiro de ajudas de custos pagos para suportar as despesas de deslocação ao município de Nacala, província de Nampula, numa troca de experiência entre os membros da Assembleia de Quelimane com os daquele município de Nampula.

Trata-se de Celso Malua, da bancada da Frelimo na AMQ, por sinal, secretário do mesmo órgão deliberativo na autarquia de Quelimane.
Segundo o Diário da Zambézia, Celso Malua, recebeu um valor de 11.900 meticais, valor que iria suportar as suas despesas durante o período em que ele e os seus colegas iriam efectuar visita de troca de experiência a Nacala.
Só que depois de Malua ter recebido este valor, sumiu das vistas dos colegas e no dia de partida ninguém conseguia falar com ele. Até este momento, segundo as fontes do DZ, Celso Malua, membro da Frelimo e Secretário da Assembleia Municipal de Quelimane, ainda não disse nada sobre esta “gazeta” que fez, mesmo sabendo que já teria recebido os valores dos munícipes de Quelimane.
O chefe da missão diz não saber de nada
Entretanto, Noé Mavereca, chefe da bancada da Renamo na Assembleia Municipal de Quelimane e por sinal, chefe desta missão dos membros da AMQ que visita Nacala, disse não ter recebido ainda nenhuma justificação do seu colega Celso Malua.
Mavereca confirmou que Malua terá recebido os valores referentes as ajudas de custos para se deslocar a Nacala juntamente com os seus colegas, mas infelizmente não disse o porquê da não deslocação a Nacala.
Conforme explicações de Mavereca, todos receberam por igual e esta postura do seu colega pode manchar aquilo que é a postura dos restantes membros da Assembleia Municipal de Quelimane.
Quando questionado se haveriam algumas sanções ou se Celso Malua iria devolver os valores que recebeu, Noé Mavereca disse não ser da sua competência, mas assegurou que o caso vai ser entregue ao órgão máximo da assembleia para análise e dai saber-se-á o porquê desta atitude do seu colega.
“Eu não sou presidente do órgão, apenas estou a chefiar esta missão, o que vou fazer é relatar ao presidente e dai haverá alguma informação” - disse Mavereca.
Troca de experiência, o cerne da questão
Em quase todas as sessões da Assembleia Municipal de Quelimane, os membros daquele órgão não têm poupado críticas ao edil de Quelimane, no que toca a esta actividade de troca de experiência.
Aqui, a Frelimo e a Renamo têm convergido e atacam a edilidade alegando que esta não tem vontade de ver o trabalho dos membros da Assembleia a melhorar, concedendo a troca de experiência.
O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, foi engolindo e em algumas vezes explicou aos membros daquele órgão deliberativo que não falta vontade, mas sim, exiguidade de fundos. E desta vez, a edilidade disponibilizou dinheiro para que os membros da AMQ fossem a Nacala saber como é que os seus colegas naquela autarquia trabalham.
Foi isso o que se viu, Celso Malua, uma das vozes muito críticas a governação de Manuel de Araújo, fugiu com dinheiro que recebeu sem dizer nada.
Lembrar que seriam dez membros da Assembleia Municipal de Quelimane que se deslocariam a Nacala, mas como um sumiu, então estão neste momento nove pessoas a visitar o município de Nacala.
Este assunto poderá trazer muito barulho na próxima sessão daquele órgão deliberativo, uma vez que os membros da Frelimo em particular têm acusado o edil da falta de vontade, então tudo será possível nesta sessão.

Sem comentários: