sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Líder comunitário acusa Governo e Vale de produzirem relatórios falsos

Em Tete
 
“Inclusive o meu nome está escrito num relatório da Vale alegando que recebi casa, mas eu não recebi nenhuma casa. O Governo esquece que amanhã vai precisar desta comunidade que hoje está a deixar sofrer” – Arnaldo Roia
Maputo (Canalmoz) - O secretário do bairro Chipanga, Arnaldo Roia, disse ontem no Seminário Anual de Responsabilidade Corporativa em Moçambique, que o Governo de Moçambique e a empresa Vale colocam nos relatórios nomes de pessoas alegando terem se beneficiado de alguma coisa, enquanto não constitui verdade e algumas pessoas referidas nos relatórios não existem.
A fonte diz que no relatório sobre Questões à Volta de Mineração em Moçambique há nomes de certas pessoas locais que foram mencionados por alegadamente terem recebido casas, mas que no terreno não existe nada do que consta no mesmo.
“Inclusive o meu nome está escrito num relatório da Vale alegando que recebi casa, mas eu não recebi nenhuma casa. O Governo esquece que amanhã vai precisar desta comunidade que hoje está a deixar sofrer”, disse.
Famílias abandonadas pelas instituições de justiça
De acordo com o membro da Campanha de Monitoria dos Impactos, Jeremias Vunjanhe, após o protesto de Janeiro de 2012 em Tete, o qual a população reivindicava sobre a violação dos seus direitos, a Vale e o Governo daquela província recorreram publicamente à legitimidade das reivindicações, tendo prometido resolver num prazo de 6 meses. “Mas já estamos no mês de Outubro”, a fonte afirma que o Governo e a empresa Vale ainda não honraram com os seus compromissos e os problemas ainda prevalecem. “Fazendo análise dos impactos das actividades, não há dúvida dos incidentes, limitações de passagens que a empresa tem criado à sociedade. Mais não têm tomado as devidas responsabilidades. O efeito da Cateme e Unidade 6 do bairro 25 de Setembro simbolizam efeito perverso dos mega-projectos em Moçambique”, disse. (Arcénia Nhacuahe)

Sem comentários: