domingo, 28 de outubro de 2012

Haddad vence Serra

Haddad vence Serra em São Paulo com mais de 600 mil votos de diferença

28/10/2012 19:23, Por Redação - de São Paulo 16
Haddad
Haddad votou ao lado da filha, Carolina
O novo prefeito eleito e São Paulo, Fernando Haddad (PT), de 49 anos, conquistou 56,03% dos votos válidos contra 43,97% do adversário, José Serra (PSDB), apuradas mais de 93% das urnas da capital. Haddad votou acompanhado de sua filha, Caroline, enquanto José Serra foi ao Colégio Santa Cruz, em Pinheiros, na Zona Oeste, acompanhado do neto, Antonio. A vitória de Haddad marca uma virada na política paulistana. No primeiro turno, Serra ficou à frente, com 30,75% dos votos válidos, seguidos por Haddad com 28,98%. Russomanno, candidato com melhor desempenho nas pesquisas antes do primeiro turno, ficou em terceiro lugar com 21,60%.
Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sucessor de Haddad no cargo, avitória do PT em São Paulo e em outras cidade do interior paulista é “uma derrota” do projeto do PSDB “que era hegemônico no Estado de São Paulo”. Na capital paulista, afirmou o ministro, a derrota de Serra, classificada por Mercadante como principal quadro político tucano, foi expressiva ao “sinalizar o sentimento de desgaste do PSDB e mostrar a qualidade do trabalho do PT que poderá ser reconhecida em 2014″.
O ministro, no entanto, pregou cautela e humildade ao partido e militantes para as próximas eleições. Ainda sobre a potencial vitória de Fernando Haddad, Mercadante afirmou que o candidato é uma nova liderança do partido e com “um belo currículo” que inclui 10 anos de experiência administrativa nos governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Mercadante afirmou que é preciso fazer em São Paulo uma parceria como ocorre no Rio de Janeiro, entre o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o governo federal, especialmente para as áreas de transporte e educação. “O Haddad vai ter um grande apoio do governo Dilma”, completou.
Sai menor
Quarto colocado no primeiro turno com pouco mais de 13% dos votos válidos, Gabriel Chalita comentou sobre o desempenho e o comportamento do tucano José Serra nessas eleições que, segundo ele “sai menor que entrou”.
– A candidatura do Serra representa o Kassab, que, como o Serra, tem um estilo de fazer política. Kassab é um político muito esperto, conseguiu montar um partido (PSD) como ele montou, vai de um lado e vai do outro lado. E é um administrador que perdeu uma grande oportunidade de cuidar da cidade de São Paulo – afirmou o peemedebista.
Para Chalita, Serra age da mesma maneira.
– É o mesmo estilo. Serra fez campanha muito agressiva, de novo com a história de pegar um tema que não é referente à questão da cidade. Na eleição presidencial ele pegou o aborto, na eleição agora o kit-gay. Ele sai menor do que ele entrou – afirmou.
Deputado federal pelo PMDB, Chalita voltou a elogiar Haddad, de quem é amigo pessoal há anos.
– Pude ver como a cidade mais rica da América Latina trata sua população de forma tão desumana. A mudança disso é o Haddad. O Serra é o que está aí. Ele começou, o Kassab continuou e eles não conseguiram usar esse orçamento fantástico, de R$ 42 bilhões do ano que vem, de um PIB que é de R$ 450 bilhões, e deixaram a maior parte de população hoje na miséria. São mais de 3 milhões de pessoas em favelas. O Haddad representa esse novo. Espero que seja eleito e, mais que isso, que seja um grande prefeito de São Paulo – pontuou o aliado de Haddad.

Compartilhe esta matéria:

Sem comentários: