sábado, 27 de outubro de 2012

Há Gajos Bons

 

by Luis Nhachote on Tuesday, 7 August 2012 at 10:34 ·
HÁ GAJOS BONS

Por entre os escombros de uma campa de marmore cizenta, que levava as inscrições dispersas o nome de Pedro Paulo Perreira Pinto, no cemitério velho da Maxixe, Castiano Lucas Rungo, escapou, numa manhã quente em Dezembro de 1992, um linchamento certo, por parte de cinco homens munidos de catanas que procuravam repor a honra da familia por terem encontrado na cama do irmão, que se aviara para as minas da África do Sul, Rungo, completamente despido,rasfatelado e gemendo entre as coxas de Terezane,cunhada destes.
Adultério era a palavra certa para descrever aquele ambiente, que se comentou em manhas infindáveis, por toda a extensão da distrito. O assunto de que Castiano atropelava, em sábados quentes e chuvosos, a honra dos Warethuana, foi difundido de boca em boca duas semanas até a fatidiga noite em que foi flagrado,em delito.
Nessa noite, o cêu estava limpo, e a lua apresentava um ligeiro corte. Castiano tinha trajado um fato branco, vindo da ilha de Mucucune onde vivia e dedicava-se a actividade pesqueira, seu meio de subsistência. Conhecera Terezane, no cais da Maxixe onde esta ia aos sábados a busca de peixe. Ofereceu-lhe peixe vermelho, da primeira de borla. "Passe a vir buscar todos os sábados dez quilos".
"Está bem, o senhor é muito simpatico"
"Amei os teus olhos e o teu sorriso"
Ela abriu a boca e com os dentes alvos que tinha,espalhou um sorriso largo. Honesto. Monumental.Três sabados depois, Novembro findava e marcaram o primeiro encontro. Castiano Lucas Rungo, como nos sábados que seguiriam, até desembocar no cemiterio daMaxixe velha, em fuga, onde escapou do linchamento,passou a cortar a baia, com o seu barco a vela, e nas noites em que o vento não soprava, ele remava para rever os dentes alvos e honestos de Terezana.
"Gosto muito de ti Terezane"
"Também gosto muito de ti Castiano"
"Porque não vens comigo para a ilha que te farei amulher mais feliz da terra".
"Não posso""Porque?. Porque Terezane?"
"Estou no lar e o meu marido volta em breve da Áfricado Sul, mas se quiseres podes vir ficar comigo até de madrugada e depois voltas".
Assim foi nos sabádos seguintes, facto testemunhado pelos cegos da zona que fizeram a informação circular de forma virtiginosa, nas duas semanas seguintes por toda a extensão do distrito.
Os cunhados tomaram conhecimento e montaram uma emboscasda. Estavam armados de catanas.Bateram a porta. Terezane perguntou: "Quem é?"
Eles não responderam. Castiano, virou-se para ela e disse, não ligues que a esta hora da madrugada só podem ser ladrões.Ele estava por cima e ela por baixo, quando a porta do quarto desabou e ela gritou:
" Foge Castiano são os meus cunhados".Duas catanas passaram-lhe rente as orelhas, enquanto,com o fato branco nas mãos pulava a janela, correndo na direcção oposta do mar onde estava o seu barco: ia em direção ao cemitério. Eram duas da manhã. Castiano Rungo, entre campas dispersas, escondeu-se numa árvore enquanto vestia.
Até o primeiro galo cacarejar as buscas continuavam, quando derepente, Rungo exausto e assustado encontrou uma campa entreaberta com as inscrições dispersas onome de Pedro Paulo Perreira Pinto. Meteu ali a roupa e totalmente nú, completamente transpirado sentou sobre ela quando foi abordado pelos cinco dos cunhados que ainda empreendiam a busca:
"O senhor não viu um senhor aqui de fato branco?".
Ele se manteve num silêncio sepulclar. Eles insistiram, com algum receio na questão:
"O senhor não viu um senhor aqui de fato branco?".Finalmente, depois de sentir os primeiros raios que se abateram sobre o seu dorso nú disse: "Estou a sair desta campa dezoito anos depois da minha morte ainda por esclarecer. Estou cansado do calor que me atormentava".Ao ouvirem aquelas palavras, as catanas dos cinco Warethuana cairam em solo firme. Tremeram. Desmaiaram.Castiano Lucas Rungo meteu a mão no sepulcro pegou no fato branco vestiu, passou pelos homens desmaiados,localizou o barco e nunca mais voltou a Maxixe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Summer's sizzling heat and the stifling atmosphere of air travel can parch the body and cleanse the skin and has mind relaxation. Doris Bergman held the 3rd Annual Primetime Emmy Style Lounge on Sept 12, 2012.

My weblog erotic massage London

Anónimo disse...



Alѕo νiѕit my web blog tantra