quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Há 20 anos... Voltámos a ganhar o gosto pela vida!

Há 20 anos... Voltámos a ganhar o gosto pela vida!
4 De Outubro: Dia da Paz e da reconciliação.
A Comunidade de Sant’Egídio lembra que a guerra causou muita dor no seio dos moçambicanos e que a mesma representou uma tragédia colectiva e um pesadelo sem fim. “No campo, a população era vítima de destruições, pilhagens, matanças. Não havia futuro!”
O país celebra hoje, 4 de Outubro, 20 anos após a assinatura do histórico Acordo Geral de Paz (AGP), que colocaram fim a 16 anos de uma sangrenta guerra, que ceifou a vida a mais de um milhão de pessoas, além de milhões de feridos e deslocados.
Foi num dia como este, na capital italiana, Roma, que o então Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, e o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, celaram perante o mundo o seu compromisso de construir uma paz duradoura e promover uma verdadeira reconciliação nacional e entendimento entre todos os moçambicanos.
O Acordo de Paz de Roma representou o renovar da esperança dos moçambicanos de viver em paz e construir lado a lado um país e uma nação.
Para assinalar esta data de grande significado para os moçambicanos, a Comunidade de Sant’Egídio, uma organização italiana de base cristã, que esteve directamente envolvida nas negociações que devolveram a paz e a esperança a todos nós, emitiu um comunicado no qual convoca todos os moçambicanos a comprometerem-se com a paz.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: