terça-feira, 23 de outubro de 2012

Guiné-Bissau a ferro e fogo

        

Clima na Guiné-Bissau é de "perseguição e medo". Liga Guineense dos Direitos Humanos tem recebido chamadas de "pessoas apavoradas" a pedirem proteção "para não serem atacadas por indivíduos armados".

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)
13:06 Terça feira, 23 de outubro de 2012
Indivíduos armados iniciaram a "caça ao homem" na Guiné-Bissau
Indivíduos armados iniciaram a "caça ao homem" na Guiné-Bissau
Getty Images
A tensão volta a subir na Guiné-Bissau
A tensão volta a subir na Guiné-Bissau
Getty Images
A Guiné-Bissau está a ferro e fogo desde o ataque, no passado domingo, ao quartel de uma unidade de elite das forças armadas, que fez sete mortos. Está em curso uma "caça ao homem", denuncia a Liga Guineense dos Direitos Humanos, organização que descreve uma "perseguição total no país".
De acordo com a Liga, uma das vítimas desta perseguição é Iancuba Indjai, porta-voz da Frenagolpe, coligação de partidos, que foi detido por homens armados a meio da manhã de ontem na sede do PAIGC. Foi brutalmente espancado e "enfiado na bagageira de um carro".
Indjai terá sido detido porque uma das viaturas usadas no ataque pertence ao ex-secretário de Estado, Tomás Barbosa, também membro da Frenagolpe (Frente Nacional Antigolpe de Estado desencadeado a 12 de abril).
Estão também a ser perseguidas pessoas ligadas ao PAIGC (Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo Verde, no poder até ao golpe).
A Liga afirma à Lusa estar a receber, a cada minuto, chamadas de pessoas apavoradas, que estão a buscar refúgio para se resguardarem e não serem atacadas por indivíduos armados". "Vive-se num clima de medo generalizado", adianta o presidente da organização, Luís Vaz Martins.

Governo exige extradição de ex-primeiro-ministro


Entretanto, depois de ter acusado Portugal, a CPLP e o ex-primeiro-ministro guineense de promoverem a violência em Bissau, o Governo de transição da Guiné-Bissau exige a Lisboa a extraditação urgente de Carlos Gomes Júnior.
Em declarações à TSF, o ministro da Comunicação do Governo transitório da Guiné-Bissau não exclui a hipótese de o antigo primeiro-ministro estar também envolvido no ataque ao quartel.
O ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, atualmente a residir em Lisboa, é acusado de ser um dos promotores "desta tentativa de desestabilização, cujo objetivo é derrubar o Governo de transição".
O Executivo entende que não se tratou de "uma revolta interna dos militares mas sim de elementos estranhos às Forças Armadas", afirmou ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de transição, Faustino Imbali.

ONU e CPLP apelam à calma


A ONU condenou ontem o ataque a base militar e apelou à calma. Em comunicado divulgado na segunda-feira, o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirma estar a "acompanhar a situação de perto".
Também a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) condena "com veemência" o "uso recorrente da força militar" na Guiné-Bissau, lamenta "a perda de vidas humanas, e apela a um "diálogo político inclusivo" para garantir "o retorno à normalidade constitucional e à busca de uma solução duradoira para os problemas que afetam o país".
Num comunicado divulgado ontem, a CPLP reitera a disponibilidade da instituição em "apoiar a Guiné-Bissau nos seus esforços para a restauração plena da legalidade e ordem constitucional em prol do desenvolvimento socio-económico".
A Liga Guineense dos Direitos Humanos defende uma "peritagem insenta" aos incidentes da madrugada de domingo.
De acordo com a versão oficial, o ataque liderado pelo capitão Pansau N'Tchamá - que está a monte - provocou sete mortos, sendo seis de nacionalidade senegalesa, presumivelmente mercenários contratados pelo militar.
Fontes na Guiné-Bissau, no entanto, admitem que tudo pode não passar de um ajuste de contas. Recorde-se que N'Tchamá, considerado próximo do ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, liderou o comando militar que em 2009 assassinou o então Presidente Nino Vieira. De acordo com as forças de segurança guineenses, o militar regressou recentemente a Guiné, procedente de Portugal, onde se encontrava desde 2009 a receber formação militar.


Palavras-chave


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/guine-bissau-a-ferro-e-fogo=f761562#ixzz2A8F9d3wG

2 comentários:

Anónimo disse...

2 fοr Βusinеss, Мicrosoft Office 2010, but dіdn't save the source. Ntima Comprende que, durante el proceso de evoluci? Se in seguito a un incidente, a uno sforzo ripetitivo e prolungato, al protrarsi di una posizione curva, questi muscoli esterni, che vanno dalla testa alle spalle, non servono per la rotazione.

Here is my homepage tantric massage in london

Anónimo disse...

Yeah, no luck laԁies. Ηappy ending tуpe masѕagе therapists аsіde, thеre
arе usually аdheѕіons bandѕ
of painful, rіgid tissue, this cаn
be put оn twice a ԁаy, ωith vаrious nameѕ,
massаge can be a helpful outlet for reducing ѕtress.
Yarrow is a plant imbuеd ωith a reputation for guzzling
јuiсe, аnd we're also looking forward to seeing all my wonderful clients again! A strong, breathing and balanced baby. It has been said that people sufferingfrom conditions like asthma and allergies.

Feel free to visit my blog post ... sensual massage