quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Francisco Louçã abandona o Parlamento

Assembleia da República

                                                      

25.10.2012 - 12:03 Por Rita Brandão Guerra
 
Francisco Louçã foi eleito deputado em 1999Francisco Louçã foi eleito deputado em 1999 (Foto. Nuno Ferreira Santos)
Francisco Louçã, coordenador do BE até à Convenção do partido em Novembro, anunciou esta quinta-feira que renunciou ao mandato de deputado. E que já não estará presente na discussão e votação do próximo Orçamento do Estado.
Com vídeo
“Saio do Parlamento por uma razão e por mais nenhuma: Entendo, para mim próprio, que o princípio republicano marca limites à representação que tenho desempenhado e exige a simplicidade de reconhecer que essa responsabilidade deve ser exercida com contenção. Ao fim de 13 anos, reclamo a liberdade de influenciar o meu tempo: É agora o momento de uma renovação que fará um Bloco mais forte”, afirma Francisco Louçã na declaração a que o PÚBLICO teve acesso.

Louçã, economista e professor catedrático do ISEG, diz que deixa o Parlamento “exactamente” como entrou. "Mas também vos digo, para que não me perguntem nunca mais nestes tempos cinzentos, que saio exactamente como entrei, com a minha profissão, sem qualquer subsídio e sem qualquer reforma".

Em Agosto, o ainda líder bloquista anunciou que não se recandidataria à liderança do Bloco na Convenção do partido, nos dias 10 e 11 de Novembro. Na altura, sugeriu como sucessores na coordenação os deputados eleitos pelo Porto, João Semedo e Catarina Martins. A proposta de Louçã foi então confirmada numa reunião da comissão política do partido a 3 de Setembro.

O argumento da renovação geracional tem sido colocado em cima da mesa por diversos dirigentes do BE nos último anos. Agora, depois de ter anunciado que não pretendia continuar à frente do partido, Louçã entende que é o momento para dar mais este contributo. “Não preciso de vos garantir que continuarei a minha vida política com os mesmos valores e com a mesma dedicação ao BE e à luta sem tréguas pela justiça social”, acrescenta.

“Ao longo destes 13 anos, fui eleito cinco vezes e enfrentei cinco primeiros-ministros. Disse-lhes o que lhes tinha para dizer, em nome de muita gente. Fiz 1012 intervenções em plenário e os meus amigos lembrar-se-ão de algumas. Espero que os meus adversários também se lembrem”, diz Louçã, que lembra algumas das “vitórias” legislativas do BE no Parlamento.

Esta quinta-feira é o último dia de actividade parlamentar de Francisco Louçã, que será esta sexta-feira substituído por Helena Pinto.

Helena Pintou foi já deputada pelo Bloco e era nas listas do partido, depois de Louçã e Ana Drago, o terceiro nome pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Notícia actualizada às 12h49. Acrescenta que Helena Pinto substitui Francisco Louçã na bancada do BE

Sem comentários: