segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fidel Castro não se lembra "sequer do que é uma dor de cabeça"

Publicadas novas fotografias                          
22.10.2012 - 10:31 Por Cláudia Sobral
Fidel desmente notícias sobre agravamento do seu estado de saúde com novas fotografias publicadas num site cubanoFidel desmente notícias sobre agravamento do seu estado de saúde com novas fotografias publicadas num site cubano (Alex Castro/Cubadebate)
Fidel Castro está “agonizado”. Não pelo estado de saúde (diz que já nem se lembra do que é uma dor de cabeça), mas com as “mentiras” do “galinheiro da propaganda imperialista” e das agências noticiosas. Num artigo publicado esta segunda-feira, o ex-Presidente cubano desmente a notícia do diário espanhol ABC que, citando um médico venezuelano, escreveu que Fidel está em “estado vegetativo”.
“Aves de mau agouro! Não me lembro sequer do que é uma dor de cabeça”, lê-se no texto publicado nesta segunda-feira de manhã no site Cubadebate, que Fidel assina com a data de domingo, reagindo aos rumores dos últimos dias sobre o agravamento do seu estado de saúde.

“Como prova de quão mentirosos são, apresento-lhes as fotografias que acompanham este artigo”, acrescenta o ex-líder cubano. Nessas imagens Fidel aparece no jardim, de camisa vermelha aos quadrados e chapéu de palha, apoiado numa bengala. Em duas delas aparece com a edição do dia do Granma, o jornal oficial do Partido Comunista cubano.

Esclarece ainda que só deixou de publicar as “reflexões” por acreditar que não deve ser o seu papel ocupar as páginas da imprensa cubana.

Fidel aproveitou também para responder àqueles que o têm apontado como um dos três responsáveis pela crise dos mísseis de Cuba, caso que completou na semana passada 50 anos. “Cuba nada teve a ver com a arma nuclear, nem com a matança desnecessária de Hiroshima e Negasaki”, sublinhou. “Cuba defendia o seu direito à independência e à justiça social.”

Na véspera, Elías Jaua, um político venezuelano próximo do Presidente Hugo Chávez, tinha mostrado a jornalistas fotografias de um encontro com Fidel, no Hotel Nacional, em Havana.

À agência Reuters, o director do hotel confirmou a visita. “Sim, esteve aqui ontem [sábado]. O mesmo velho Fidel, com a sua barba e bochechas rosadas. Estava bem.” Foi a primeira vez que apareceu em público desde Março.

Sem comentários: