domingo, 14 de outubro de 2012

EUA querem que Chávez conte com os votos na oposição

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato13 outubro 2012


EUA querem que Chávez conte com os votos na oposição
Fotografia © Jorge Silva - Reuters
A imprensa venezuelana avança hoje que os Estados Unidos querem que Hugo Chávez "tenha em conta os mais de seis milhões" de pessoas que votaram no candidato da oposição às presidenciais de domingo, Henrique Capriles Radonski.
A posição dos EUA foi manifestada pelo subsecretário interino de Assuntos Públicos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Hammer.
"Em qualquer país democrático, ainda que haja uma porção da população que não esteja a favor da pessoa que tenha sido eleita como presidente, qualquer Presidente tem a responsabilidade de representar todo um povo", disse.
Mike Hammer sublinhou que os EUA reconhecem que "o povo venezuelano teve a oportunidade de exercer [o direito de voto] e o resultado foi aceite pelo candidato da oposição, mas há que ter em conta que mais de seis milhões de venezuelanos votaram noutra opção e esperemos que sejam tidos em conta".
Para Hammer, a Venezuela "como qualquer outra democracia" deve responder "às preocupações do povo" e "tratar todo o mundo de maneira justa", de modo a que os cidadãos "possam expressar-se livremente e ter a oportunidade de participar livremente na sociedade".
Sobre as relações EUA-Venezuela, suspensas desde 2010, com a retirada mútua de ambos embaixadores, Hammer precisou que a posição norte-americana "não mudou" e que, apesar de "sérias diferenças", há temas de interesse mútuo em que os dois países poderiam cooperar como a luta contra o narcotráfico e temas económicos e de comércio.
Segundo os últimos dados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral, o Presidente Hugo Chávez foi reeleito nas eleições presidenciais de 07 de outubro com 8.136.964 votos (55,25 por cento), superando o opositor Henrique Capriles Radonski, que obteve 6.499.575 votos (44,13 por cento).

Sem comentários: