terça-feira, 16 de outubro de 2012

Enviado da ONU pede intervenção do Irão para conseguir trégua na Síria

Médio Oriente

15.10.2012 - 16:43 Por PÚBLICO
Lakhdar Brahimi: "Se a Síria se desintegra surgirão guerras em toda a região"Lakhdar Brahimi: "Se a Síria se desintegra surgirão guerras em toda a região" (AFP)
Pela primeira vez desde o início da guerra na Síria, as Nações Unidas (ONU), através do seu enviado especial Lakhdar Brahimi, pediram a intervenção do Irão na obtenção de uma trégua.
Brahimi apelou aos líderes iranianos que intercedam junto do Presidente sírio Bashar al-Assad para que seja declarada uma trégua — da parte das forças governamentais e da oposição armada — durante os dias da celebração de uma das mais importantes datas religiosas muçulmanos, o Eid Al-Adha. A celebração começa a 25 de Outubro e recorda a obediência de Abraão, que sacrificaria um filho a pedido de deus, que acabaria por lhe ordenar que matasse antes um carneiro.

Apelos anteriores de cessar-fogo foram ignorados pelo Governo sírio, e pela oposição. Desta vez, porém, e de forma a abrir um precedente que possa levar a outras tréguas em que possa haver conversações, o enviado da ONU introduz na mediação o aliado regional sírio, o Irão. “Se a Síria se desintegra surgirão guerras sectárias e tribais em toda a região, alastrando aos países vizinhos”, disse Brahimi, citado pela agência iraniana ISNA. “É necessário começarmos a chegar a um entendimento para pôr fim a esta situação terrível”.

A Rússia, outro país aliado da Sìria, já defendera há alguns meses a integração do Irão num processo de negociações na Síria.

Além do conflito interno, a Síria tem entre mãos uma guerra com a Turquia. Para já, as batalhas travam-se sem armas, mas elas estão cada vez mais concentradas junto aos dois lados da fronteira fronteira entre os dois países.

Ontem, os turcos interceptaram e fizeram aterrar um avião arménio por suspeita de transporte de material militar para Assad. É a segunda vez que o fazem, na primeira obrigaram a pousar um avião de passageiros sírio. O aparelho arménio, referia a agência noticiosa turca, transportava ajuda humanitária destinada à cidade síria de Alepo que, desde Junho, está debaixo do bombardeamento das tropas governamentais. Seguiria caminho assim que a revista terminasse.

No fim-de-semana, a Turquia fechou o seu espaço aério à aviação civil síria e o Governo de Damasco retaliou fechando o seu céu aos aparelhos civis turcos.

Sem comentários: