quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Edição de 17 de Outubro de 2012 do CanalMoz


Encerramento da Rádio Comunitária Macequece
Fórum Nacional de Rádios Comunitárias vai levar edil de Manica ao tribunal
- Garante a directora executiva da FORCOM, Benilde Nhalizilo, que diz que a rádio voltou a operar, mas…o “ambiente continua tenso”, por isso a luta vai continuar
Hoje, a FORCOM vai mostrar em conferência de imprensa numa das unidades hoteleiras da capital, Maputo, o vídeo do vandalismo causado pelos agentes do regime contra a rádio em Manica
Maputo (Canalmoz) – Depois de o edil do município de Manica ter ordenado seus agentes para encerrarem à força a rádio comunitária de Macequece, sem justificação formal, a estação radiofónica voltou a difundir, “mas o ambiente continua tenso”, segundo garantiu ao Canalmoz a directora executiva do Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM), entidade que financia aquela e outras estações de rádios comunitárias.
Empresário ruandês sequestrado e assassinado em Maputo
- Noticia a Imprensa daquele País citando embaixador da Ruanda na África do Sul
Maputo (Canalmoz) – O jornal ruandês “New Times” noticia na sua edição electrónica de ontem, o assassinato de um empresário daquele país, que se encontrava a residir em Moçambique.
Cidade de Maputo
Malfeitores assassinam guarda de um armazém comercial
- Outra pessoa foi morta na sua residência em Mapulene, no bairro Costa do Sol
Maputo (Canalmoz) – Um guarda de um armazém comercial localizado no bairro Luís Cabral, arredores da cidade de Maputo, foi encontrado morto, nas imediações do armazém. Os assassinos ainda continuam a monte. A Polícia não revelou a identidade do finado, mas sabe-se que era um guarda que prestava serviço a título individual.
Durante a semana passada
Polícia recuperou cinco armas em mãos alheias
Maputo (Canalmoz) – A Polícia recuperou cinco armas de fogo durante a semana passada das mãos de malfeitores em todo o território nacional. Muitas delas eram usadas para a prática de roubos e assaltos.
Só na semana passada
Acidentes matam 17 pessoas em todo o país
Maputo (Canalmoz) – Dezassete pessoas morreram em todo o país e outras 67 contraíram ferimentos, dos quais 34 graves e 33 ligeiros, em consequência de 39 acidentes de viação registados na semana passada. A cidade de Maputo e a província de Cabo Delgado foram as que registaram o maior número de óbitos.
Nas estradas de Nampula
Excesso de velocidade é a principal causa de acidentes
Nampula (Canalmoz) – O excesso de velocidade por parte de automobilistas nas estradas da província nortenha de Nampula é apontado como a principal causa de morte por acidentes de viação.
Só de Julho a Setembro de 2012
Polícia Municipal apreendeu mais de 2.300 livretes e aplicou 540 multas
Maputo (Canalmoz) – A Polícia Municipal da Cidade de Maputo fiscalizou nos últimos 3 meses, ou seja, de Julho a Setembro de 2012, cerca de 4.650 viaturas, em operações que resultaram em 540 multas por encurtamento e desvio de rotas no que se refere aos transportadores semi-colectivos de passageiros.
Delegação de Nampula
Edifício da UP escapa a incêndio
Nampula (Canalmoz) – O edifício da delegação da Universidade Pedagógica de Moçambique, UP, na cidade de Nampula, escapou na manhã desta terça-feira a um incêndio que teria sido originado por uma explosão do sistema eléctrico.
Monitoria Autárquica do Parlamento Juvenil escala Quelimane
Maputo (Canalmoz) – Depois de ter estado na zona norte o Parlamento Juvenil escala esta semana (19 e 20 de Outubro) a capital da Zambézia, Quelimane, onde vai reunir todos os jovens da zona centro para debater políticas da juventude a nível dos municípios.
Descontos de trabalhadores descaminhados pelas empresas
INSS recupera 150 milhões de meticais em seis meses
Maputo (Canalmoz) - O Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), a nível da Cidade de Maputo, diz ter recuperado 150 milhões de meticais referente a dinheiro descontado dos salários de trabalhadores em algumas empresas que não tinham sido canalizados ao sistema.

Sem comentários: