sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Economia informal não combate desemprego

Economia informal não combate desemprego


Matola realizou, ontem, o IV Fórum Empresarial, com foco na atracção de investimento. O vice-governador do Banco Central, Pinto de Abreu, lançou um repto: “Não podemos ficar satisfeitos com o emprego no sector informal, porque é uma falácia no longo prazo”.
O sector informal não resolve o problema de desemprego no país, porque as pessoas podem vender os seus produtos e serviços hoje e obter rendimentos, mas o mesmo não acontecer no futuro. A posição é defendida pelo vice-governador do Banco de Moçambique, António Pinto de Abreu, que falava, ontem, na cidade da Matola, durante a sua apresentação, no IV Fórum Empresarial da Matola.
“Não podemos ficar satisfeitos, porque as pessoas estão empregues ou trabalham no sector informal, porque as pessoas vendem hoje e não sabem se amanhã venderão”.
De acordo com o vice-governador, para reduzir o nível de desemprego, é necessário “garantir que haja instituições estáveis, eficientes e funcionais” no país. Para o responsável, o sector informal “é uma falácia no longo prazo”, daí que não se pode pensar que o mesmo vai resolver os problemas do desemprego em Moçambique.
As observações do segundo homem mais forte do banco central não param por aí. Pinto de Abreu critica os economistas que defendem uma forte depreciação da moeda, visando estimular as exportações. O vice-governador do Banco de Moçambique considera esta aposta um erro, e, por isso, o banco central não tem aderido a esta tese.
“A depreciação forte da moeda é necessária em certas fases do ciclo económico de um país, não sempre. O mais importante para os empresários é inovar os seus produtos e serviços, aumentar a competitividade, produtividade e racionalidade, bem como descobrir novos mercados”, apontou Pinto de Abreu.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

3 comentários:

Anónimo disse...

You'd be dropped off right in front of your knees or spinal cord because this will lead to a relaxing erotic massage treatment. Wouldn't you rather have a bona
fide teаcher. This is what Ӏ гemеmber оn the buffet menu.


Lοok іnto mу ωeb pаge - tantric massage people

Unknown disse...

mas enquanto nao existerem instituicoes formas capazes de absorver a mao de obra os jovens vao se refugiando no sector informal pra ganhar algun a curto prazo.

Unknown disse...

mas enquanto nao existerem instituicoes formas capazes de absorver a mao de obra os jovens vao se refugiando no sector informal pra ganhar algun a curto prazo.