terça-feira, 23 de outubro de 2012

Deputados pressionados a analisar 52 matérias em 60 dias de sessão

Deputados pressionados a analisar 52 matérias em 60 dias de sessão

VI Sessão Ordinária da Assembleia da República abriu, ontem, em Maputo.
Alberto Vaquina apresentou-se, ontem, pela primeira vez na Assembleia da República na qualidade de primeiro-ministro e disse encarar o desafio com sentido de missão.
O Parlamento iniciou as actividades referentes à VI sessão ordinária da presente legislatura com uma agenda ambiciosa corporizada por 52 matérias a serem discutidas até 21 de Dezembro próximo.
Ontem, teve lugar a sessão solene, onde, para além dos deputados, tomaram parte diversas personalidades, com especial enfoque para os representantes de órgãos de soberania, desde o Governo, chefiado por Alberto Vaquina, na qualidade de primeiro-ministro. De resto, esta foi a primeira vez que Alberto Vaquina foi ao Parlamento na qualidade de primeiro-ministro. A outra estreia foi a do ministro da Ciência e Tecnologia, Louis Pelembe.
Há que destacar a presença dos presidentes dos tribunais Supremo e Administrativo; presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito; procurador-geral da República, Augusto Paulino; governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove; governadora da cidade de Maputo, Lucília Hama; membros do Conselho do Estado, representantes dos partidos políticos, representantes das universidades públicas e privadas, empresários, representantes do corpo diplomático, líderes religiosos, entre outras personalidades.
Esta sessão inicia ligeiramente tarde, e um dos factores tem que ver com a realização do X Congresso do Partido Frelimo. Entretanto, de fontes ligadas ao Parlamento, ficámos a saber que a falta de condições materiais e financeiras também esteve por detrás do atraso.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: