quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Depois de Pemba, A Luta Continua!

Depois de Pemba, A Luta Continua!
Escrito por Editorial
Agora que o décimo congresso da Frelimo chegou ao fim e podemos ter algum espaço para respirar, vale a pena reflectir um pouco melhor sobre o que o futuro nos espera.

Não é que o congresso em si tenha sido alguma coisa de extraordinário para nos deixar tão empulgados. Pelo nível de publicidade que atraiu; os eventos que o precederam e que foram rotulados como fazendo parte dos seus preparativos, este congresso provocou muitas expectativas entre membros e não membros daquele partido. Não se podia esperar menos, nem que seja mesmo pelo facto de o evento ter sido adiado por um ano, pretensamente para fazê-lo coincidir com o quinquagésimo aniversário da fundação deste glorioso movimento.
Mas foi muita expectativa em falso. O evento passou a ser conhecido na história como “o congresso dos 3 minutos”. Tão escasso foi o tempo para que os congressistas, de forma aberta e franca, pudessem debater com a devida abertura e profundidade os principais problemas que afectam este país. Essa missão, mais uma vez, passará a ter que ser exercida pelo sector independente da comunicação social, na verdade a única voz crítica ainda activa na nossa sociedade.
Essa missão terá que ser exercida pelo sector independente da comunicação social porque a oposição, com as notáveris excepções dos dois outros partidos com representação parlamentar, tem estado a demonstrar sinais de ambivalência, na melhor das hipóteses, e de entrega total e completa à causa do partido no poder, na pior das circunstâncias. Aliás, como foi possível testemunhar em Pemba, estes partidos da oposição tiveram mais tempo para dizer que foram lá para aprender, do que os três minutos que os delegados de pleno direito tiveram para expressar os seus pensamentos.
Quando se esperava que o congresso iria dar um certo sentido de finalidade a algumas questões prementes e prioritárias da vida nacional, ele contribuiu para deixar mais em aberto esses assuntos, dando corpo e um verdadeiro significado ao slogan, “A Luta Continua!”
A luta continuará entre alas do partido que não conseguiram encerrar as suas diferenças naquela reunião magna. Não o conseguiram porque a outra ala, a que tem o martelo na mão, não quis que as coisas fossem debatidas com a devida abertura e profundidade.
E há questões urgentes que a não serem esgotadas no congresso, este deveria ter dado uma indicação clara de como elas deverão ser abordadas no futuro. Não tão menos importante destas, uma definição clara e inequívoca da futura interacção entre o partido e o Estado, o papel da sociedade civil na construção da sociedade e porque não, o percurso que o próprio processo de sucessão irá seguir. Â
Estes são assuntos que podem parecer triviais, mas que na realidade se prendem com uma previsibilidade que é crucial para a própria estabilidade do país, um pressuposto mais que imprescindível e determinante para o futuro desenvolvimento económico e social de Moçambique. Â
Um assunto que esteve ausente dos debates no congresso de Pemba foi, por exemplo, o papel da juventude no processo de desenvolvimento do país. Uma omissão extraordinária se considerarmos que pelo menos 64 por cento dos membros da própria Frelimo são jovens, de certo modo reflectindo, por inferência, que os jovens constituem a maioria da população de Moçambique.
É na juventude que reside o futuro deste país, e este futuro depende, em grande medida, do que é feito hoje para providenciar à juventude uma educação decente, boas condições de empregabilidade e um conjunto de outros factores que tornem facilitada a vida dos jovens.
Infelizmente o debate sobre a juventude em Moçambique reduz-se actualmente a questões de preenchimento de quotas para lugares nos órgãos de tomada de decisão do partido e a vagas noções de um empreendedorismo suportado por políticas económicas de dúbia viabilidade e sustentabilidade.
No meio de toda esta nebulosidade trazida pela fumaça do calor de Pemba, continuaremos nas nossas incertezas, esperando que o dia seguinte nos traga melhores notícias.

Sem comentários: