sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conhecendo o Coração de Líder

 

by Mahomed Amade on Saturday, 9 June 2012 at 09:27 ·
Marco Fabossi na sua obra Coração de Líder, mostra com base num texto de Stephen Covey*, como os nossos valores e princípios, que compõem o nosso carácter, podem fazer diferença nas atitudes e decisões mais corriqueiras do nosso dia-a-dia:


Você está tomando café da manhã com sua família. Seu filho, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua roupa de trabalho. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reacção.


Uma opção: Você se irrita. Repreende severamente seu filho e ele começa a chorar. Você censura a sua esposa por ter colocado o café muito na beirada da mesa. E começa uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar de roupa. Quando volta, encontra seu filho chorando ainda mais porque perdeu o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar seu filho, de carro, à escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Chegam à escola atrasados, onde seu filho entra sem se despedir de você. Ao chegar atrasado no escritório, você se apercebe de que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pelo fim do dia e, quando chega a casa, seu filho e sua esposa estão de cara fechada, em silêncio e frios com você.


Outra opção: Seu filho começa a chorar. Então você diz a ele, gentilmente: "Está bem filho. Você só precisa de ter mais cuidado". Depois de trocar a roupa e pegar sua mala executiva, você solta, olha pela janela e vê seu filho pegando o ônibus escolar. Dá um sorriso e ele retribui, dando adeus com a mão.


Apenas 10% da vida estão relacionados com o que se passa connosco. Os outros 90%, com a forma como reagimos ao que se passa connosco. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro avarie, que o avião atrase, que o semáforo fique vermelho, que o nosso filho derrube café na nossa roupa, etc. Mas somos nós quem determinamos os outros 90%. Na primeira opção, o dia foi péssimo, não por causa do café derramado na roupa, mas por causa da sua reacção ao acontecido. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como reagiu naqueles poucos segundos foi o que deixou seu dia ruim.


Adaptado do original de Stephen Covey


Texto extraído do capítulo "Conhecendo o Coração de Líder" do livro Coração de Líder, Conduzindo pessoas e organizações ao sucesso de Marco Fabossi - ISBN: 978-85-60387-64-9.


*Stephen Covey é autor dos "Sete Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes", Best Seller Ano 2003.

Sem comentários: