domingo, 21 de outubro de 2012

Confusão sobre detenção de figuras do antigo regime no aniversário da morte de Kadhafi

Confusão sobre detenção de figuras do antigo regime no aniversário da morte de Kadhafi
21/10 03:33 CET
Play/stop Video

mundo

smaller_text larger_text
As celebrações do primeiro aniversário da morte de Muammar Kadhafi, em Tripoli, contrastam com os combates que continuam a fazer vítimas no Oeste da Líbia.
Apesar do ambiente festivo, na capital, vivia-se uma situação confusa após relatos contraditórios acerca da captura de figuras do antigo regime.
Um residente de Tripoli dizia estar “feliz, porque capturaram o filho do tirano (…) em Bani Walid. É uma prenda que nos deram os revolucionários, que permitirá resolver um dos problemas da Líbia e viver com estabilidade”.
O filho do antigo ditador, Khamis Kadhafi, chefe de uma das mais temidas brigadas das forças do regime deposto, foi dado como morto em várias ocasiões, inclusivamente pelos seus próximos, em Outubro do ano passado.
Este sábado, circularam informações contraditórias acerca da sua captura e morte durante combates em Bani Walid, no Oeste da Líbia, que fizeram pelo menos 26 mortos e 200 feridos.
O gabinete do primeiro-ministro líbio anunciou também a detenção do antigo porta-voz de Kadhafi, Moussa Ibrahim, mas ao início da noite as autoridades voltavam atrás com a palavra.
O próprio Ibrahim terá desmentido a informação através de uma gravação áudio colocada na rede social Facebook.
Mais informação sobre , ,
Copyright © 2012 euronews


Ex-porta-voz de Kadhafi desmente sua prisão através de uma gravação sonora



Trípoli - O ex-porta-voz do derrotado regime de Muamar Kadhafi, Musa Ibrahim, desmentiu sábado a sua prisão por via de uma gravação sonora publicada na internet, horas depois do anúncio feito pelo governo de transição.


"Sobre as informações de minha suposta prisão hoje (...), trata-se de uma tentativa de desviar a atenção sobre os crimes cometidos pelos rebeldes da OTAN contra nossa gente em Bani Walid", declarou numa gravação cuja autenticidade não pode ser comprovada.


A prisão de Ibrahim foi anunciada sábado pelo escritório do chefe do governo e pela imprensa oficial líbia.


Contudo, horas mais tarde, as autoridades pareciam se retratar.


O porta-voz do governo de transição líbio, Naser al Manaa, declarou à televisão privada Libya al-Ahrar que o executivo "até o momento não comunicou nada oficial sobre a detenção de qualquer membro do ex-regime".

Sem comentários: