quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Com RENAMO é possível mudar Moçambique


SAVANA – 03.08.2007
 
Ivone Soares, porta-voz do Gabinete Eleitoral da RENAMO, proclama

Com RENAMO é possível mudar Moçambique

Por S. Muchanga e F. Gumende (texto)

e Joel Chiziane (fotos)

É política, estudante de comunicação e imagem, apresentadora de rádio e poetisa. Ivone Soares, 28 anos, primeira mulher na RENAMO a ocupar o cargo de porta-voz do Gabinete Central de Eleições, fala, em entrevista exclusiva ao SAVANA, dos seus ideais, da vida política e do estágio actual da democracia em Moçambique. Pelo caminho foi tecendo rasgados elogios a Afonso Dhlakama, homem que considera ser um dos líderes “mais carismáticos que o mundo político já viu”. Siga as partes mais relevantes da entrevista.

 Em Maio último, foi nomeada porta-voz do Gabinete Central de Eleições da RENAMO. O que lhe moveu a filiar-se no partido da perdiz?

 Entrei na RENAMO no dia em que completei 18 anos (1997). Decidi presentear-me com algo que pudesse mostrar que realmente já sou adulta. Sempre interessei-me pela política. Filiei-me neste partido por achar que é o que melhor responde às minhas expectativas. É a formação política que está a lutar para melhorar as condições de vida dos moçambicanos, dando-lhes a liberdade de se expressar livremente. Achei que só a RENAMO está a lutar pela democracia.

 Filiou-se à RENAMO a convite de alguém ou foi por sua iniciativa?

 Sou de uma família em que quase todos estão envolvidos na política. A começar pela minha mãe que esteve envolvida na luta de libertação do país do jugo colonial português. Então, dada as estórias que ela contava sobre a política e porque ela singrou na política muito nova, sinto que realmente os jovens têm o poder de criar revoluções. Acho que com a RENAMO é possível mudarmos Moçambique, torná-lo num país mais livre e democrático e não apegado aos valores internacionais. Fazermos de Moçambique uma terra agradável, onde os jovens possam ter os seus direitos e opiniões. Saber que há diversidade de opiniões e isso não ser entendido como algo mau, mas que vale a pena. O que tenho notado neste país é que é di fícil uma pessoa ser da RENAMO. A pessoa é espezinhada, colocada no terceiro plano, não tem facilidade de nada, até para fazer amizades é difícil.

 Desde que o Estado moçambicano tornou-se democrático, a RENAMO ainda não chegou ao poder. O que está a falhar na vossa estratégia?

 Não é verdade que a RENAMO nunca ganha eleições. Penso que quem diz isso deve fazê-lo em estado de embriaguez, mas, mesmo nesse estado, é difícil que alguém diga uma coisa dessas. Todos sabemos que, neste país, quando há eleições, há manipulação do processo em si. O que nós podemos dizer em relação ao que tem estado a falhar e faz com que não consigamos contar os nossos votos é que se deve ter uma maior vigilância, não só por parte dos nossos fiscais, mas de todas as pessoas envolvidas neste processo.

 Como é que a RENAMO está a preparar-se para conquistar o voto da maioria da população nas próximas eleições: provinciais, autárquicas e gerais?

 A nossa preparação está virada à campanha, para explicar o que está à vista de todos, mas que as pessoas não têm coragem de dizer, chamar a consciência do povo moçambicano para esta nova realidade, para que se faça a alternância democrática. E, nesse sentido, nós acreditamos que há uma grande possibilidade de chegarmos a um resultado diferente. É como eu estava a dizer, isto não parte só do esforço da RENAMO. Deve-se fazer um processo eleitoral transparente que passa por um grande cometimento dos elementos ligados à Comissão Nacional de Eleições (CNE) a todos os níveis. Eles devem começar a perceber que, ao permitir fraude, não estão a enganar a RENAMO, mas, sim, a condenar o povo moçambicano a continuar numa situação que tende a criar cada vez mais assimetrias entre os moçambicanos, havendo um punhado de gente que se torna cada vez mais rico, enquanto a maioria da população vai ficando cada vez mais pobre.

 O Governo moçambicano decidiu alterar a data da realização das eleições provinciais de 20 de Dezembro para 16 de Janeiro do próximo ano. Esta mudança não vai afectar a estratégia da RENAMO?

 Temos estado a apelar a todos os moçambicanos em idade de votar para aderiar às urnas em massa. Isto vai evitar que tenhamos cenários de grandes abstenções. Gostaríamos que as mesas de votação não ficassem muito distantes de onde as pessoas residem, porque se isto não acontecer só vai favorecer à FRELIMO. O partido no poder faz isso intencionalmente com o propósito de fazer com que as pessoas desistam de ir votar.

 O Governo diz que não há dinheiro suficiente para cobrir as eleições provinciais. Que comentários tem a fazer?

 Houve uma grande negligência por parte do Governo. Ele mostra que não está interessado na realização de eleições e tudo faz que haja défice não só em termos de observadores internacionais, mas, também, em meios financeiros para a realização deste processo. Há várias situações que mostram que a FRELIMO não queria que se realizassem eleições provinciais, mas por causa da pressão a que foi sujeita, não só pela RENAMO, teremos eleições provinciais. Com isso não quero desencorajar a comunidade internacional a apoiar o processo. São as primeiras eleições provincias na nossa história. Devem ser realizadas para que haja descentralização efectiva do aparelho do Estado.

 Na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Gaza, só existem deputados da FRELIMO. Que estratégia a RENAMO traçou para inverter este cenário?

 Seria absurdo falar em estratégia da RENAMO. O que posso deixar claro é que estamos atentos a essa província, porque, não obstante votar no partido no poder, é uma das mais empobrecidas do país. Há possibilidades, de acordo com aquilo que são as potencialidades da província, de a RENAMO mudar o cenário da província. Isto acontece porque o Governo não consegue gerir devidamente os bens, o que com o Governo da RENAMO é possível alterar.

 Nas eleições passadas, a RENAMO conseguia a maioria de voto em algumas províncias do país, sobretudo as da Zambézia e Nampula, mas actualmente o cenário tende a alterar. O que é que está a acontecer?

 Há a necessidade de acabar com o jogo da FRELIMO. Podemos dizer que a RENAMO deixou que eles brincassem com os seus bastiões, mas o que temos que fazer é reforçar a nossa capacidade de fiscalização no terreno e começar a implementar novas estratégias que possam realmente mostrar a necessidade de manutenção do apoio que vinha sendo dado à RENAMO por parte da população. Mas é bom e importante que se diga também que o que está a acontecer não significa que a RENAMO está a perder espaço nas províncias. Quero dizer que houve mais roubos nessas províncias por se saber que são as mais populosas. Mas esta é uma situação que vamos procurar estancar.

 Os críticos dizem que para a RENAMO ascender ao poder deveria afastar o seu presidente, Afonso Dhlakama. Que comentários faz sobre este pronunciamento?

 O que eu posso dizer é que isso é uma hipótese fora de cogitação. No entanto, a meu ver, esse tipo de pronunciamento é um boato lançado pela FRELIMO para tentar desacreditar aquilo que é a imagem carismática e emblemática que temos do líder do nosso partido. O presidente Dhlakama é um líder que, no meu entender, é incontornável na política mundial. É uma pessoa que tem presença em qualquer ponto de Moçambique. Não precisa de fechar escolas, mandar encerrar instituições públicas quando chega numa província. Os seus comícios são extremamente concorridos. É uma pessoa que mostra que realmente está em melhores condições de colocar este país no caminho certo.

 Como é que vê o processo democrático em Moçambique?

 É um processo que começou e esperamos que os passos que já foram dados, desde que a RENAMO impôs a democracia, continuem. Acredito que grandes liberdades foram alcançadas. Isto é um processo e neste momento não se deve deixar que seja a RENAMO sozinha a fazer com que a democracia se mantenha. Toda a sociedade moçambicana tem que sentir que a manutenção da democracia no país é um processo de todos. Porém, eu penso que a democracia em si não é perfeita, tem as suas lacunas, mas é o melhor sistema que conheço e que sinto que vale a pena lutar por ele.

 Disse que a democracia tem algumas lacunas. A que se refere exactamente no caso moçambicano?

 Como sabemos, quem tem a maioria dos votos é que vence. Isso cria certos descontentamentos. Se for a analisar, neste momento, nas comissões distritais de eleições, por exemplo, temos a FRELIMO em maioria, em relação à RENAMO, devido a estas questões de proporcionalidade.  Temos elementos da sociedade civil que têm que ser escolhidos através de critérios de coabitação, mas os elementos da RENAMO que estão nas comissões distritais de eleições, quando chega a vez de escolher um elemento da sociedade civil para ser membro da CNE distrital como está previsto na lei, a FRELIMO tem estado a colocar impedimentos, para não se exercer o direito de coabitação. Estão a usar a ditadura de voto para amordaçar o direito de coabitação dos elementos da RENAMO.

CNJ partidarizada

 Em 2005, candidatou-se à presidência do Conselho Nacional da Juventude. Qual era o seu propósito?

 Criar no seio do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) espaço para todos os jovens, independentemente da sua origem. Eu decidi submeter a minha candidatura porque notei que este Governo partidariza o CNJ, isto para ganhar dividendos, manipulando os jovens envolvidos naquele processo. Se a pessoa não estiver filiada na FRELIMO dificilmente obtém apoio do CNJ. Há uma grande perseguição. Eu sou capaz de mudar aquele conselho, pena é não ter tido oportunidade. O que se quer é ser frontal, contestar o que não é correcto.

 É poetisa, apresentadora de rádio, estudante universitária e política. Entre todas essas actividades de qual é que mais gosta?

 Eu gosto mais de ser um ser político. O resto é consequência.

 Poderia explicar melhor?

 Um ser político por excelência gosta de trabalhar e lutar por aquilo que é justo. Posso envolver-me em guerras que penso que sou capaz de vencê-las ou mesmo sabendo que serei vencida não desanimo antes de lutar. Só a realidade é que me pode dizer que salta para outra guerra. Nunca deixo uma luta a meio com receio de perder. E isso é algo bom porque se estás em política tens que ser decidida e determinada. Se consegues fazer política e ser coerente consigo mesma não terás dificuldades para conseguir fazer outras actividades suas.

 Como mulher e política, quais são os seus princípios?

 Acima de tudo, sou pela lealdade e coerência. Eu tenho que ser coerente comigo mesma. Eu não posso estar aqui agora a dizer viva a RENAMO enquanto que no meio interior não acredito no que digo. Mesmo quando candidatei-me ao CNJ o princípio era o mesmo.

 Onde é que se inspira para escrever poemas?

 No dia-a-dia. Alguns dos meus poemas falam um pouco de mim, do país.

 Já pensou em publicar os seus poemas em livro?

 Não descarto essa hipótese. Penso que é possível. Pegando nas obras que já publiquei em alguns jornais e revistas, penso que já teria um número interessante de poemas para publicar em livro. Mas, para publicar um livro, primeiro tenho que amadurecer bem os poemas, porque eu só publico algo que li, reli e tenho certeza de que realmente espelha o que pretendo publicar.

 O que é que espera que Moçambique seja nos próximos anos?

 Eu gostaria que os recursos de que o país dispõe fossem distribuídos de igual modo por todo o moçambicano. Gostaria que aqueles que têm o poder na mão possam seguir o exemplo dos grandes líderes que quando tiveram que escolher entre encher os bolsos e não desenvolver os seus países, preferiram desenvolver o país. Gostaria que a FRELIMO me mostrasse nos próximos anos algo muito interessante que tenha feito para o desenvolvimento do país, como construir uma cidade.

SAVANA – 03.08.2007

3 comentários:

Anónimo disse...

More than 1, 600 nеwspaρers іn 47 languagеs are aνailаble аt the Hotel De Pаriѕ in Monte Сarlo,
Monaсo, a two night minimum staу is mу recommended.
Ѕtrawberrу Hill іn Kingston, Nеω York.
It's the aroma of a wine country. Many see Erotic Massage as the name suggests this massage is all about 1080p.

Have a look at my webpage; sensual massage London

Anónimo disse...

Your οwn post featureѕ cοnfігmed helрful tо me personally.

It’s extremely informаtivе anԁ you're certainly extremely educated in this region. You have got exposed my eyes to different thoughts about this kind of subject with intriquing, notable and strong articles.

My weblog: Klonopin
Visit my blog ; buy Klonopin

Anónimo disse...

Yоuг οwn геport fеаtureѕ confirmed necеsѕary to
uѕ. It’s quite informаtiνe anԁ you're certainly quite educated of this type. You get exposed our eyes for you to different thoughts about this kind of topic together with interesting and solid written content.

my web blog: Buy Adipex Online