terça-feira, 2 de outubro de 2012

Candidato da oposição antevê larga vitória sobre Chávez

por Abel Coelho de MoraisOntem


Capriles durante uma intervenção hoje na capital venezuelana, Caracas
Capriles durante uma intervenção hoje na capital venezuelana, Caracas Fotografia © Reuters
O principal candidato da oposição às eleições presidenciais de 7 de outubro na Venezuela, Henrique Capriles, Radonski, afirma-se convicto de ganhar a votação "por mais de um milhão de votos" sobre Hugo Chávez, que tenta ser eleito para um terceiro mandato.
Quando falta uma semana para a votação, Henrique Capriles Radonski garante que esta não vai ser uma eleição "cerrada", afirmando não ter dúvidas sobre a sua vitória "por mais de um milhão de votos".
Falando à imprensa em Caracas, Capriles, de 40 anos, recordou que a sua distância face a Hugo Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, tem vindo a diminuir de forma evidente nas sondagens. Segundo a AFP, os últimos números revelam que Chávez ganharia com 49% das intenções de voto contra 39% para Capriles, mas persiste uma faixa de 12% de indecisos num universo de 19 milhões de eleitores.
Capriles desenvolveu uma campanha muito ativa, multiplicando as deslocações porta a porta, como Chávez fez em anteriores eleições. Para estas eleições, o atual Presidente teve de moderar as suas aparições públicas, devido aos problemas de saúde de que sofre desde há algum tempo.
A AFP contabiliza apenas 20 presenças em comícios e discursos muito mais breves do que na campanha de 2006, quando obteve uma clara vitória sobre o então candidato da oposição, Manuel Rosales, por 25 pontos.
Na campanha, Chávez declarou estar "totalmente curado" do cancro, que lhe foi diagnosticado em meados de 2011, e com "forças" para cumprir novo mandato de seis anos.

Sem comentários: