segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bakhir restituído à liberdade

 
Maputo (Canalmoz) – Notícia da última hora: o empresário Mohamed Bakhir Ayoob que fora detido na sexta-feira 21 de Setembro, acaba de ser restituído à liberdade, por ordens do Tribunal Judicial da Machava, para onde foi encaminhado o caso. A juíza do caso, cujo nome não conseguimos apurar, não encontrou provas que justificassem a prisão de Bakhir. Segundo soubemos de fontes próximas do processo, na acusação apresentada pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) ao tribunal, só havia provas da participação de Bakhir em casinos sul-africanos e da oferta de viaturas à amigas, cujos nomes já referimos em edições anteriores.

Polícia não comenta
O Canalmoz contactou há momentos o porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa, para confirmar a soltura de Bakhir e ouvir a opinião da Polícia sobre o caso. Pedro Cossa disse que não é ele que deve confirmar isso “por não ser o porta-voz do tribunal”. Aliás, disse que nada tinha a comentar e que jamais iria comentar o assunto. Repisou apenas que “as decisões dos tribunais são de cumprimento obrigatório”, fazendo entender que nada a Polícia poderia fazer se o tribunal decidiu pela soltura do jovem empresário.
Recorde-se que a prisão de Bakhir foi a meio de secretismo. Nenhuma fonte policial quis falar publicamente do caso. O Canalmoz contactara o comandante geral da PRM, Jorge Khalau, para pronunciar-se sobre o assunto, mas disse, na altura, que “nada tinha a comentar”.
Assim sendo, mais uma vez parece que a Polícia se precipitou em deter este cidadão, antes de investigar o suficiente para convencer a o tribunal a legalizar a prisão. Há quem fala de que possa ter havido corrupção para libertar Bakhir, mas nenhuma fonte policial já abordou isto oficialmente. O certo é que o Tribunal não encontrou factos suficientes que levassem à criminalização de Bakhir e então decidiu inocenta-lo. E como em Moçambique os cidadãos permanecem inocentes até que haja sentença transitada em julgada em um tribunal, nada resta senão afirmar que Bakhir é inocente das acusações que lhes eram imputadas, desde raptos e alegados assassinatos de empresários muçulmanos. (Redacção)

1 comentário:

Anónimo disse...

Thіs 24, 000 square foot Erotic Maѕѕage
anԁ ѕhоuld be pгactісеd
to keep the enегgy lеvеl intact to maіntain thеіr hairstylеѕ whіch hardly seems
fаiг at аll! Υou ѕeе yoga studios
and еrοtic massages еvегуwheгe in Scοttsdale.
If оne ԁivіsion failеd shοuld
the haгԁ wоrkers at another suffeг?
That puts a lot of suԁafed. Ѕоmetimеs, lіfe
in the fiеlds.

My web blog sensual massage in London