quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Autocensura da Autoestima

Chama-se autocensura quando um indivíduo voluntariamente faz o que de outra forma deveria ser o trabalho da polícia ou dos serviços secretos ou outra entidade de direito. Portanto, a questão que se coloca é exatamente saber porquê estes indivíduos se prestam a este trabalho de forma gratuita, contribuindo assim para a redução da carga laboral dos agentes responsáveis pela censura. Pior, porquê alguns indivíduos se prestam ao trabalho de censurar os outros mesmo que estes estejam no pleno exercício dos seus direitos. Pessoalmente julgo um absurdo não dizer o que penso com medo de ser censurado. Na verdade, um bom cidadão deveria “EXPRESSAR-SE ATÉ A EXAUSTÃO”, e aguardar até que o CENSURADOR apareça para ainda assim, questioná-lo nas suas competências.
_________________________________________________________________
- da Autoestima
Você só pode ter autoestima quando for capaz de dizer livremente o que pensa; ciente das responsabilidades individua...
is que lhe cabe como cidadão responsável e por esta via disposto a defender as suas ideias até prova em contrário. Debate é isto. …

Se você pensa uma coisa e diz outra com “medo/receio” de algo ou alguém então você ainda não está liberto; você ainda não é livre nem é prudente. Considere-se preso, escravo de alguém ou de algo. Pior, você é um cobarde, porque transmite a imagem de um “alegre/feliz/livre” quando na verdade é um eterno inconformado, triste, frustrado, atormentado e acabrunhado. E saiba que está a prestar um mau serviço a nação. Porque você com seus apaniguados só contribuem para promover o medo e tristeza neste país!

Você precisa de abrir a sua boca e dizer o que pensa, não apenas em “órgãos apropriados” mas em todo o sítio onde muito mais pessoas possam ouvir a sua voz, discutir as suas ideias, apoia-las ou não e contribuir para um amplo debate.
Moçambique EXIGE que cada um dos seus filhos opine sobre todo e qualquer assunto a ele relacionado. Moçambique EXIGE que você diga algo em voz alta para que TODOS possam ouvir.

Lembre-se: todos aqueles que lhe encoraja a falar em “órgãos apropriados” fazem-no não apenas dentro destes órgãos onde eles mandam como também fora dos mesmos. Fazem-no nos campos de futebol, onde você é mero espectador; fazem-no nos anfiteatros, onde você é plateia; fazem-no nos mercados onde você, quando muito está acompanhando a eles; fazem-no na sala de conferência, onde você é mero organizador; fazem-no no seu local de trabalho, onde você tem a missão concreta de trabalhar para seu sustento. Se reparou bem, você só fala, na melhor das hipóteses, quando for para concordar com eles, apoia-los efusivamente, saúda-los calorosamente ou insultar/desprezar/caluniar/matar os outros por eles.
Será que você é livre? Não precisa responder-me. Responda a si. Foi para isto que DEUS lhe colocou neste mundo?
See more
See translation
— in Cape Town, Western Cape

Sem comentários: