segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aires Ali, Luísa Diogo e Teodoro Waty: os grandes perdedores de Pemba

Aires Ali, Luísa Diogo e Teodoro Waty: os grandes perdedores de Pemba






Ecos do X congresso da Frelimo.
Depois de um início morno, os últimos dias do X congresso foram verdadeiramente electrizantes em novidades e deixam fracturas indisfarçáveis em alguns quadros do partido: Aires Ali, Luísa Diogo, Teodoro Waty, Manuel Tomé, Paulina Mateus e Aiuba Cuereneia não passaram no escrutínio dos militantes, pelo que deixam de fazer parte do restrito grupo de membros da Comissão Política da Frelimo.
Mas, apesar de terem saído do órgão que dirige o partido no intervalo entre as reuniões do Comité Central, a situação destes “pesos pesados” é diferente: Aiuba Cuereneia termina em apagamento um ciclo político que começou por ser muito prometedor. Cuereneia chegou a ser apontado como “delfim” de Guebuza, no início do primeiro mandato do actual presidente da República, mas foi-se eclipsando paulatinamente, pelo que a sua exclusão da Comissão Política não é totalmente surpreendente.
Aires Ali e Luísa Diogo são os casos mais intrigantes deste X congresso. Chegaram a Pemba com o rótulo de presidenciáveis. Aires Ali pelo cargo de primeiro-ministro, mas sobretudo pelo poder que Guebuza lhe concedeu, neste segundo mandato, nesse mesmo cargo. Esse facto fez com que fosse visto como o sucessor do actual presidente na chefia do Estado.
Já Luísa Diogo foi, pela sua inquestionável capacidade, reconhecida, por muitos, como capaz de unificar o partido entre as suas bases intelectuais e as massas, agora claramente distanciadas.
O congresso era, portanto, uma oportunidade soberana para testarem a sua capacidade de aceitação dentro do partido e daí marcarem posição. Os primeiros sinais de que este congresso poderia ser indigesto para ambos começaram com a eleição esmagadora de Guebuza, na quarta-feira, por concludentes 98,76%. Uma mensagem clara do actual presidente de que não iria entregar o poder de bandeja.
No dia seguinte, nas eleições para o Comité Central, Aires Ali ficou em 6o, na lista dos candidatos-homens de continuidade, atrás de Chipande, Marcelino, Mocumbi e Comiche; Luísa Diogo ficou em 8o, atrás de Verónica Macamo, Talapa, Alcinda Abreu e até de Nyeleti Mondlane. Muito pouco para quem aspirava a tanto.
Na quinta-feira, na eleição para a Comissão Política, foi o xeque-mate: tanto Luísa Diogo como Aires Ali falharam o acesso a este órgão, e nos corredores do congresso começaram os murmúrios e as especulações de que ambos terão sido vítimas de um “complot”, montado com os primeiros-secretários para os fragilizar politicamente, mas não se apresentou elementos que as sustentassem.
O que é certo é que, no congresso de Pemba, tanto Luísa Diogo como Aires Ali não conseguiram reunir, dentro do partido, uma base de apoio suficiente para sustentar uma posição de força para eventual candidatura.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

Anónimo disse...

We keep scοrе duгing thе erotіc mаssage hotel moroсco a ωoω lobby,
gοuгmet геѕtaurants includе
a Frеnсh bistrο bу Мaѕteг Chеf Јaсquеs Р?
In ѕаѵiκalpa ѕamadhi the ρerson
haѕ the occаsіon or сurrency
foг but wіth these lіttle ехfоliator beaԁs thrοughout.


Alsо vіѕіt mу webѕite .
.. sensual massage London