domingo, 14 de outubro de 2012

Açores/eleições: “PSD e CDS foram penalizados pela política do Governo da República”

14/10/2012 19:52

Nas eleições regionais deste domingo, o PS alcançou uma maioria absoluta, elegendo 31 deputados. PSD elegeu 20 e CDS passou de 5 para 3 deputados. O Bloco de Esquerda conseguiu um mandato e reelegeu Zuraida Soares. Luís Fazenda considera que os resultados destas eleições regionais têm “uma leitura nacional” e que “PSD e CDS foram penalizados pela política do Governo da República”.Artigo |14 Outubro, 2012 – 23:14 Luís Fazenda afirma que o resultado da eleições regionais dos Açores “devia fazer pensar o primeiro-ministro, porque hoje ele teve uma primeira de várias derrotas que seguramente vai enfrentar”. Foto de Tiago Petinga/LUSA.
Este domingo, o PS renovou a maioria absoluta nas eleições regionais açorianas, conseguindo 31 deputados, mais um do que há quatro anos, com 49% dos votos. Com todos os 57 mandatos atribuídos, o PSD elegeu 20 deputados (com 33 dos votos). Já o CDS perdeu votos e passou de cinco para três deputados (com 5,7% dos votos).
O Bloco de Esquerda perdeu um deputado mas assegurou a reeleição da deputada regional Zuraida Soares (com 2,3% dos votos). A CDU manteve o seu deputado único (1,9% dos votos), tal como o PPM (0,1% dos votos).
Nas eleições regionais deste domingo votaram 107.783 cidadãos açorianos. A abstenção ultrapassou os 52%. Mais informações sobre os resultados oficiais aqui.
Após o anúncio dos resultados oficiais, esta noite, o novo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, classificou como uma “saborosa vitória eleitoral” a maioria absoluta conquistada pelo PS. Considerou ainda que o resultado é uma “grande vitória”, que marca um “novo ciclo” político na região.
A líder regional do Bloco de Esquerda, Zuraida Soares, responsabilizou a “forte bipolarização” pela redução de dois para um deputado eleito nas eleições regionais dos Açores e lamentou a maioria absoluta do PS. “Não era preciso uma maioria absoluta. Independentemente de ser este o resultado, estou convencida que o povo açoriano ganharia com uma maioria relativa do PS que ficaria com a humildade democrática, de que está agora dispensado”, afirmou.
A reeleita deputada regional afirmou ainda que o Bloco será “uma voz combativa, convicta, crítica, dialogante, avaliando proposta a proposta” no Parlamento Regional. Agora, “vamos ficar atentos”, sublinhou Zuraida Soares.
Resultados das Eleições Legislativas Regionais dos Açores:
Partidos
2012
2008
PS
52.793
49,0%
31
45.070
49,96%
30
PSD
35.550
33,0%
20
27.309
30,27%
18
CDS
6.106
5,7%
3
7.853
8,70%
5
BE
2.437
2,3%
1
2.976
3,30%
2
CDU
2.041
1,9%
1
2.831
3,14%
1
PPM
86
0,1%
1
424
0,47%
1
“PSD e CDS foram penalizados pela política do Governo da República”
O Bloco de Esquerda considera que os resultados das eleições regionais nos Açores têm “uma leitura nacional” e que “PSD e CDS foram penalizados pela política do Governo da República”. Em declarações à Lusa, Luís Fazenda realçou que “isso devia fazer pensar o primeiro-ministro, porque hoje ele teve uma primeira de várias derrotas que seguramente vai enfrentar”.
Segundo o dirigente bloquista, o Orçamento do Estado e “um conjunto de medidas de assalto fiscal” acabaram por “afastar o eleitorado que podia ter votado em Berta Cabral”, candidata a presidente do governo regional pelo PSD, e explicam a “enorme quebra política dos partidos da coligação no governo” central.
O Bloco “continuará o trabalho de oposição, proposta a proposta, medida a medida”, garante Luís Fazenda.
Passos Coelho assumiu “derrota” do PSD nas eleições regionais
Numa mensagem de “solidariedade e amizade”, Passos Coelho realçou que o “contexto nacional não favoreceu evidentemente a forma como decorreram as eleições nos Açores”. “Hoje é um mau momento e um momento difícil para o PSD nos Açores e para o PSD nacional. Quero assumir a minha responsabilidade na derrota eleitoral que o PSD sofreu nesta noite”, acrescentou.
Contudo, não deixou de sublinhar que não desiste da sua estratégia para o país: “Nos maus momentos por que o PSD passa em termos nacionais, fica a certeza que não comprometemos para o país a estratégia nacional com os resultados das eleições regionais. Gostaria de reafirmar que a estratégia nacional que o PSD vem desenvolvendo se manterá firme.”
A candidata do PSD/Açores à presidência do Governo Regional, Berta Cabral, aceitou com “humildade democrática” a derrota nas eleições. “Assumo a derrota pessoalmente”, disse Berta Cabral, já depois das declarações de Passos, na sua reação ao resultado das eleições regionais, na sede de campanha. No seu discurso, a candidata e líder do PSD/Açores fez saber que vai assumir o seu lugar como deputada no Parlamento.
Já o líder do CDS-PP, Paulo Portas, reconheceu a derrota nas eleições regionais dos Açores e, tal como Passos Coelho, assumiu a “responsabilidade” pelo “prejuízo” causado pelo contexto nacional.

Compartilhe esta matéria:

Sem comentários: