quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Acidentes de viação matam 99 pessoas

Em duas semanas no país
 
Maputo (Canalmoz) – Apesar dos apelos sobre a necessidade de uma condução defensiva, o sangue não pára de jorrar nas estradas moçambicanas. Nos últimos 15 dias em todo o país 99 pessoas morreram e outras 170 contraíram ferimentos entre ligeiros e graves.
O porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, Pedro Cossa, disse ontem, por exemplo, que só na última semana 32 pessoas morreram, em consequência de 50 sinistros registados. 49 pessoas contraíram ferimentos graves e 43 ferimentos ligeiros.
Apontou que 30 casos destes acidentes tiveram como causas excesso de velocidade, seis por corte de prioridade, 16 por excesso de velocidade, cinco por má travessia de peões, quatro por ultrapassagem irregular, quatro por deficiências mecânicas, nove por consumo de álcool e três por mau posicionamento de passageiros.
Segundo Cossa, no âmbito da prevenção e combate aos acidentes de viação, foram fiscalizadas 19.224 viaturas e aplicadas 3.129 multas por violação das regras de trânsito, 133 veículos apreendidos por diversas irregularidades, 53 cartas de condução apreendidas por seus titulares apresentarem-se sob efeito de álcool além 6 indivíduos por condução ilegal.
Violadores de fronteiras
Pedro Cossa disse que a Polícia deteve semana passada 1320 violadores de fronteiras, sendo 712 moçambicanos, que atravessaram a fronteira para a África do Sul e Malawi. 164 malawianos, 93 tanzanianos, 50 zambianos e 54 zimbabweanos.
Foram igualmente detidos 19 imigrantes ilegais, sendo 11 somalis, 4 burundeses e dois congoleses. Da África do Sul, foram repatriados 891 cidadãos moçambicanos, dos quais 841 homens, 43 mulheres e 7 menores que após triagem seguiram seus destinos.
Operações e detenções
Durante a semana passada, foram registados 118 ocorrências de natureza criminal, contra 169 do período homólogo do ano passado. Deste número, 99 foram esclarecidos, o que representa 83 por cento da resposta policial. A PRM deteve 144 indivíduos indiciados no delito comum, sendo 75 contra propriedade, 36 contra pessoas e 11 contra ordem, segurança e tranquilidade públicas. (Cláudio Saúte)
 

1 comentário:

Anónimo disse...

If some one wants expert view on the topic of blogging after that i
propose him/her to go to see this blog, Keep
up the fastidious job.
My web page mantenimiento informatica