segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A nova Comissão Política da Frelimo

A nova Comissão Política da Frelimo
Congresso de Pemba revolucionou o órgão decisório do partido no poder.
Lucília Hama e Esperança Bias, mas também Carvalho Muária, Alberto Vaquina e Sérgio Pantie, são os novos rostos do poder no partido no poder.
Cenário de remodelação governamental está em cima da mesma, pois Vaquina e Muária, estando na Comissão Política, têm de passar a residir em Maputo.
O congresso de Pemba alterou, significativamente, as coordenadas do poder, dentro da Frelimo. Saíram da Comissão Política Luísa Diogo, Paulina Mateus, Aires Ali, Aiuba Cuereneia, Manuel Tomé e Teodoro Waty, e entraram a actual governadora de Maputo, Lucília Hama, os também governadores de Sofala e Tete, Carvalho Muária e Alberto Vaquina, os ministros dos Recursos Minerais e Obras Públicas, Esperança Bias e Cadmiel Muthemba, e Sérgio Pantie, jovem em ascensão dentro da hierarquia da Frelimo. Quando os cenários apontavam para Edson Macuácua na Comissão Política, saiu o nome de... Sérgio Pantie. Aliás, foram surpreendentemente decepcionantes os resultados do porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua: foi o penúltimo candidato mais votado, superando apenas Damião José. Mesmo na votação para o secretariado, Macuácua esteve por um fio para ficar fora, o que pode querer dizer que nem todos assinam por baixo do seu desempenho, nos 10 anos que leva no secretariado.
Um dado curioso deste congresso: Eduardo Mulémbwè sobreviveu à hecatombe de Pemba e mantém-se na Comissão Política. A sua frontalidade nas suas aspirações, afinal, é bem vista pelos camaradas.
Continuam na Comissão Política os seguintes membros: Eduardo Mulémbwè, Alberto Chipande, Eneas Comiche, Raimundo Pachinuapa, Margarida Talapa, Verónica Macamo, Conceita Sortane e Alcinda Abreu.
Por força dos estatutos, fazem, ainda, parte da Comissão Política o presidente do partido, o secretário-geral e o secretário do comité de verificação. Este último é José Pacheco. Não se conseguiu fazer eleger directamente, mas assegura novo mandato na Comissão Política na qualidade de secretário do comité de Verificação.
Igualmente, fazem parte da comissão política, mas sem direito a voto, o primeiro-ministro, a chefe da bancada no parlamento e o presidente da República, obviamente, quando membros da Frelimo.
Os novos estatutos, aprovados neste congresso, alargaram o leque dos membros da CP para os secretários da OJM, OMM e ACCLN.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

1 comentário:

Anónimo disse...

My floweгs aгe аll punched, sprayed, sсrunched
and then openеd back up again to dry - thе рrocess to
οсcuг sloωly, you cаn seе it encompasses ѵiгtually аll of
Lеamіngton егotіc mаѕsage.


Alsо νiѕіt my blоg:
tantric massage London