sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A FRELIMO nunca decidiu mudança de socialismo para capitalismo

 

Ouvir com webReader Marcelino culpa Chissano e Guebuza pela “construção de ricos com suor dos pobres”
O legendário membro, e dos fundadores da FRELIMO, Marcelino dos Santos disse em grande entrevista à televisão pública nacional que em nenhum momento o partido como pessoa colectiva terá decidido emigrar do socialismo para o capitalismo.
Dos santos, faz implicitamente menção ao facto de tal decisão ter sido de certos dirigentes num acto de pura ditadura e até hoje, vem de alguma forma caracterizando o partido independentista, a FRELIMO. O ideólogo socialista, culpa Joaquim Chissano (presidente no mandato de quem se executou a viragem para o capitalismo) e Armando Guebuza (actual Presidente da República e que tem estado a contribuir grandemente para o fortalecimento do capitalismo) e os considera pilotos da viragem para o mau porto.
Para Marcelino dos santos quem confirmou a reclamação de Rebelo em Pemba sobre abertura no partido, o capitalismo, é no fundo no fundo uma continuação do colonialismo na perspectiva de exploração do homem pelo homem.
É ainda neste sistema onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres a multiplicarem-se ao mesmo nível que se multiplica a fortuna dos capitalistas. Por outro, para Marcelino, este sistema, é propício para a “construção de ricos com o suor dos pobres” tal como publicamente assumido o Parlamento Juvenil.
Segundo Marcelino dos Santos, a introdução deste modelo nunca foi discutida pelos órgãos da Frelimo.
O veterano da luta armada de libertação nacional ainda acredita que o socialismo de orientação marxista-leninista adoptado pela Frelimo no Terceiro Congresso em 1977 é a solução para a pobreza que assola a maior parte dos moçambicanos.
“A mudança de um sistema para o outro, isto é do socialismo discutido e aprovado em Congresso, para o capitalismo não foi debatido dentro da Frelimo, como mandam as regras do partido.
Isso começou com Chissano e continuou com Guebuza. Não foi seguida a metodologia da Frelimo. Isso está errado” – disse Marcelino dos Santos.
O Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.
Nisto, o capitalismo é tido como um sistema que concentra injustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades.
EXPRESSO DIGITAL – 19.10.2012

Sem comentários: