domingo, 21 de outubro de 2012

A Crítica

Por Rosangelo Freitas
Quando se critica parece que quem critica está acima de nós porque ora da sinal de saber algo de mim ou quer saber algo de mim.

 Então a crítica parece ser algo necessário, quem não critica manifesta concordância com o pensamento. Quem não critica manifesta imaturidade perante o modo de viver e pensar porque se conforma assim como as coisas são, assim como o mundo é; não quer o progresso do mundo.
Quem não critica parece estar de acordo com tudo e com todos. Ora, são dogmáticos.

 Então, quem tem atitude crítica manifesta não aceitação de um pensamento ou situação, ou com um pensar estabelecido. O crítico submete tudo a um juízo crítico, não aceita o mundo simplesmente como aparenta. Procura razões e quando começa procurar razões ele submete tudo a um juízo. Porque é assim? Porquê não é de outro jeito? Ser crítico é ser crítico enquanto questiona, além do comumente concebido. Coloca tudo sob o crivo do questionamento.

 O crítico vai além do “isto deve ser assim”. Pode ser assim ou diferente. O crítico necessita de interrogações após os dados concebidos. Ele é inconformista até com suas próprias respostas.

 Ora, a crítica parece uma postura inegável, tanto intelectual como prático e deve-se praticar. Mas cuidado pois a crítica é muita complexa à qual devemos analisar as implicações, ou seja, como surgem? De que são feitas. E suas consequências com por ex. quem são os criticados, os receptores das minhas críticas.

Sem comentários: