terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tudo a postos para início da reunião: Mais de quatro mil pessoas no X Congresso da Frelimo


Ouvir com webReader
APROXIMADAMENTE quatro mil pessoas, de entre delegados e convidados nacionais e estrangeiros, são esperadas a partir de sábado, na cidade de Pemba, para tomarem parte activa no X Congresso da Frelimo.
Maputo, Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012:: Notícias
Dados facultados ao “Notícias”, na manha de ontem pelo Secretário – Geral da Frelimo, Filipe Paunde, indicam, por outro lado, que estão criadas todas as condições técnico-logísticas para a realização da reunião.
Segundo Paunde, as obras de construção de raiz do Complexo do X Congresso estão concluídas, devendo o local absorver 2.860 pessoas. As restantes estarão acomodadas em hotéis, pensões, residenciais e em casas particulares previamente identificadas, bem como de militantes de boa vontade que se dignaram ceder os seus aposentos para o acolhimento de parte dos delegados e convidados.
“O Complexo do X Congresso oferece condições impecáveis. Possui casas de banho convencionais, quartos e salas climatizadas, o que proporcionará aos delegados e convidados melhores condições de acomodação”, explicou Filipe Paunde.
Acrescentou que as várias empresas contratadas para o fornecimento de refeições também já se encontram em Pemba e a trabalhar afincadamente para que nada falhe.
“Mas o que mais me impressionou foi a boa vontade dos militantes residentes em Pemba que aceitaram ceder as suas residenciais para alojar alguns convidados reduzindo assim, ao partido, alguns custos”, afirmou.

Quem são os convidados

Maputo, Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012:: Notícias
A Frelimo convidou ao X Congresso várias entidades nacionais e estrangeiras. Intramuros a Frelimo convidou representantes de todos os extractos sociais: Professores, enfermeiros, operários e camponeses, empresários, estudantes, representantes de confissões religiosas, representantes de partidos políticos da oposição, entre outros. Já fora de portas contam-se como convidados representantes de partidos amigos tais como o Chama Cha Mapinduzi, da Tanzânia; o Congresso Nacional Africano (ANC), da África do Sul; a ZANU – PF, do Zimbabwe; a SWAPO, da Namíbia; o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA); o Partido Democrático do Botswana; o Movimento de Libertação de S. Tomé e Príncipe (MLSTP); a FRETILIN; o Partido Comunista Chinês; o Partido Comunista do Vietname; o Partido do Congresso da Índia; o Partido Socialista Português (PSP); o Partido da Social Democracia (PSD) da Suécia, entre muitos outros. Individualmente há a salientar a vinda do antigo Presidente da Namíbia, Sam Nujoma; da Tanzânia Ali Hassan Mwinyi, do Botswana, Quett Masire e tantos outros.
“Resumindo, todos os moçambicanos estão convidados ao X Congresso. De fora, à excepção da Oceânia temos convidados de todos os convidamos a todos os continentes.

Há muitas ofertas

Maputo, Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012:: Notícias
 
Interrogado sobre os custos da organização e consequente realização do X Congresso, Filipe Paunde disse ser prematuro fornecer números conquanto, o partido continua até hoje a receber muitas ofertas. Paunde descreve o congresso como sendo dos militantes, a julgar pelo seu envolvimento nos preparativos da reunião.
“São ofertas dos próprios militantes e simpatizantes; ofertas de partidos políticos amigos; ofertas da população de todas as províncias e até de anónimos, para além de valores monetários temos estado a receber cabeças de gado bovino, caprino, ovino e galináceo. Recebemos vários sacos de arroz, farinha de milho, feijão. Recebemos consumíveis para trabalhos de escritório; recebemos combustível, enfim… estamos a receber muitas ofertas e é cedo para sentar e dizer que o nosso congresso consumo tantos milhões de meticais”, salientou o secretário – geral, vincando que os militantes e simpatizantes do partido começaram a dar as suas contribuições há mais de dois anos. Uns aumentaram as suas quotas, outros deram quotas adicionais e muitos outros foram dando de forma multifacetada as suas contribuições.
“Para dizer que 80 porcento dos custos da realização do congresso é resultante dos vários apoios e contribuições dos militantes e simpatizantes da Frelimo bem assim de partidos amigos”, sublinhou.
Referiu ainda que as diferentes organizações sociais do partido, nomeadamente a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) a Associação dos Combatentes da Luta Armada de Libertação Nacional (ACLLN), a Organização Continuadores, entre outras, estão igualmente a dar o seu contributo, de forma multifacetada para o sucesso da mais alta reunião do partido no poder em Moçambique.
“No momento em que lhe falo, por exemplo, há um grupo de jovens representando todas as províncias que se desloca a Tanzânia, mais precisamente no local onde se realizou o primeiro congresso da Frelimo há precisamente 50 anos. À hora do início do X Congresso, estes jovens estarão na sala do primeiro congresso devendo, seguidamente, iniciar o caminho do regresso à pátria, mais precisamente para a cidade de Pemba onde prestarão a devida vénia aos delegados e convidados ao X Congresso da Frelimo”, explicou Filipe Paunde.

Sem nada a esconder

Maputo, Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012:: Notícias
O SECRETÁRIO – Geral da Frelimo disse que o X Congresso do seu partido não tem nada a esconder. Nestes termos afirmou que como apanágio, até os convidados terão direito à palavra durante as sessões, não podendo, porém, por razões estatutárias, participarem da votação.
Neste sentido, segundo a fonte, o congresso vai fazer uma radiografia da vida socio-política e cultural dos moçambicanos, avaliar o grau de cumprimento do programa aprovado pelo IX congresso; analisar a perspectiva o que será o partido nos próximos cinco anos e centrará as suas atenções nos estatutos a serem adequados ou seja adaptados à actual realidade.
“Nós somos um partido dinâmico e por isso temos que acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo, adequando os nossos estatutos a essa realidade”, disse.
Ainda segundo Paunde, o X Congresso vai eleger o presidente do partido e novo Comité Central. O novo Comité Central vai, por sua vez, eleger a Comissão Política e o Secretário-Geral; o secretário do CC para a Verificação e os membros do secretariado sob proposta do secretário – geral” referiu.
Para permitir uma melhor compreensão da agenda e dos temas a discutir neste congresso a Frelimo já fez chegar a todos os delegados vários documentos, tais como o relatório do CC cessante ao X Congresso; o informe do Gabinete Central de Preparação do X Congresso; os estatutos e programa o regimento do congresso, entre outra documentação, facto que permitirá que as discussões sejam profundas e profícuas.
Poderá também gostar de: