sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Treze mortos em manifestações no Paquistão

Dois cinemas incendiados em Peshawar
21.09.2012 - 13:01 Por Agências
Protestos anti-americanos em Rawalpindi Protestos anti-americanos em Rawalpindi  (AAMIR QURESHI/AFP)
Violentos confrontos provocaram pelo menos 13 mortos - 17 segundo a televisão árabe Al-jazira - e cerca de 200 feridos em manifestações realizadas esta sexta-feira em várias cidades paquistanesas contra um filme amador norte-americano que ridiculariza o profeta Maomé.

Duas salas de cinema de Peshawar, cidade do nordeste, foram incendiadas por manifestantes que protestavam contra a divulgação, via Internet, do filme Innocence of Muslims. Houve confrontos com a polícia local, que tentava proteger as instalações.

Em Rawalpindi, cidade gémea de Islamabad, a capital, cerca de sete mil pessoas concentraram-se após a oração de sexta-feira cantando slogans anti-americanos. Os protestos culminaram em confrontos com a polícia. Em Islamabad as forças de segurança carregaram com bastões sobre manifestantes. Há também informações sobre confrontos em Lahore e Carachi.

Na Indonésia, algumas dezenas de membros de um partido islamista queimaram a bandeira norte-americana frente ao consulado dos Estado Unidos em Medan, Sumatra. Cerca de 200 pessoas manifestaram-se junto ao consulado da França em Surabaya, leste de Java, gritando palavras de ordem contra os Estados Unidos e a França, onde esta semana foram publicadas caricaturas de Maomé. Antes disso, tinham ocorrido confrontos entre centenas de polícias e manifestantes que atacaram um restaurante McDonalds.

A França mantém fechadas as suas embaixadas, consulados e escolas em cerca de duas dezenas de países islâmicos.

Notícia actualizada às 17h00