segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Edição de 10 de Setembro de 2012 - CanalMoz

  Comissão de Direitos Humanos  
Existimos para defender interesses da população
– Custódio Duma, presidente da CNDH

- Governo diz que a comissão só começa a trabalhar em 2013, mas ainda não há orçamento
- Conheça aqui os nomes e a proveniência dos membros da Comissão Nacional dos Direitos Humanos

Maputo (Canalmoz) – Depois de ter tomado posse perante o chefe de Estado, na quarta-feira passada, no dia seguinte a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) organizou a primeira Conferência de Imprensa da sua história, com todos os membros presentes, representantes do Governo e das Nações Unidas. O presidente da CNDH, Custódio Duma, disse que esta entidade foi criada com o objectivo de defender os interesses da população, garantir a protecção legal dos cidadãos e promover os direitos humanos no país.
  Corrida desenfreada aos recursos minerais  
“Moçambique vai ficar com buracos e outros vão levar dinheiro”

- diz o economista Firmino Mucavele a propósito da exploração dos recursos minerais

“Se fosse por mim, deveríamos desacelerar a exploração dos recursos minerais. Andamos a 200 quilómetros por hora e devíamos andar a 10 por hora. Disseram-me que estou a criar agitação, mas como académico eu penso assim. Sem critérios, qualquer um anuncia a descoberta de recursos minerais ” - Firmino Mucavele

Maputo (Canalmoz) – O debate sobre o modelo de exploração dos recursos minerais em Moçambique e os seus benefícios para o Estado continua… Semana passada foi o economista e docente universitário, Firmino Mucavele, a entrar em cena. Criticou duramente o modelo usado pelo Governo para gerir os recursos e alertou que “se os actuais níveis de anúncio e exploração dos recursos minerais se mantiverem, daqui a alguns anos Moçambique só ficará com buracos, enquanto os outros levarão dinheiro e irão embora”.
  Segundo o historiador Egídio Vaz  
“Jovens estão em melhores condições de dirigir o país”

Maputo (Canalmoz) – O historiador Egídio Vaz disse que os jovens estão em melhores condições de assumir o poder e conduzir os destinos do país.
Vaz reagia assim às palavras do professor Firmino Mucavele, quando a dado passo da sua apresentação dizia que os jovens não estavam preparados para assumir o poder, uma vez que não há confiança entre a “Geração 25 de Setembro” e a “Geração da Viragem”.
  Na província de Tete  
Administrador de Changara deixa Governo cheio de dívidas

Tete (Canalmoz) – Ângelo Binamo Sabite já não é administrador do distrito de Changara, na província de Tete. Deixou o cargo quinta-feira (06-08-12), mas para trás da sua administração ficam dívidas enormes contraídas pelo Governo, durante a sua administração.
Há vazio das políticas de protecção social em Moçambique

Maputo (Canalmoz) – A protecção social em Moçambique ainda continua deficitária. Em causa está a alegada falta de transparência e incongruência dos critérios para atribuição da pensão à população vulnerável. Acontece que, para além do valor irrisório, a actual pensão atribuída pelo Instituto Nacional de Acção Social não abrange nem a metade da população realmente carenciada no país. Esta é a conclusão dos participantes da III conferência internacional do Instituto de Estudo Sociais e Económicos (IESE), realizada há dias, cujo tema é “Moçambique: Acumulação e Transformação num Contexto de Crise Internacional”. O evento reuniu académico, cientistas nacionais e internacionais e sociedade civil.
Vodacom lança novas promoções

- Está de volta a promoção que vai oferecer viaturas 4x4, Telemóveis, Recargas e mais Prémios avaliados em mais de 9 Milhões de Meticais para todos os Clientes

2012_09_10_001

Maputo (Canalmoz) - A Vodacom anunciou semana passada duas novas promoções, nomeadamente a introdução de um novo pacote inicial que oferece a todos os seus clientes acesso imediato a uma solução completa de comunicação com crédito, bónus Vodacom, SMS e megabytes incluídos logo que o Cliente compra e activa. Ainda anunciou uma mega promoção que vai sortear viaturas aos clientes.
Sobre o pacote inicial, foi referido que oferece de imediato 20MT em crédito, 20MT de bónus Vodacom, 20 SMS e 20MB, logo ao comprar.
BCI apadrinha abertura de COrE-Tete

2012_09_10_004

Maputo (Canalmoz) - No âmbito da parceria com o IPEME – Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, o BCI apoia a abertura de mais um Centro de Orientação ao Empresário (COrE), localizado na província de Tete, que foi inaugurado sábado passado pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga.
  Através de uma campanha de medição de pressão arterial  
Standard Bank estimula vida mais saudável

Maputo (Canalmoz) - Enquadrado nas celebrações do mês do Coração, o Standard Bank promove, desde a última quinta-feira e durante todo mês de Setembro, uma campanha de medição de pressão arterial e aconselhamento nas suas agências, com vista a despertar a atenção dos clientes, parceiros e colaboradores do Banco, para a necessidade de manterem uma vida saudável, de modo a reduzir os factores de risco de contracção de uma doença cardíaca.
  As relações entre a Igreja e Estado em Moçambique  
Ambiguidades e Contradições

Maputo (Canalmoz) - Eric Morier-Genoud levanta dúvidas quanto à natureza totalitária do projecto político da Frelimo, posto em prática pelo governo por ela dirigido durante a 1ª República. Morier-Genoud é omisso quanto ao teor desse projecto, deixando no ar a ideia de que se trataria de algo subjectivo, situado entre o “não todo bonito” e o “não todo feio”.