terça-feira, 4 de setembro de 2012

Edição de 04 de Setembro de 2012 - Canal de Moçambique

  Agente da Polícia de Trânsito agredido por passar multa  
“Os chineses têm abuso”

– diz Arnaldo Chefo, inspector e porta-voz da Polícia na cidade de Maputo

Maputo (Canalmoz) – Um agente da Polícia de Trânsito (PT), na cidade de Maputo, foi agredido por dois cidadãos chineses, depois de tê-los passado uma multa por infracção ao código de estrada. O porta-voz da PRM em Maputo confirmou o sucedido e disse que “os chineses têm abuso”. Os cidadãos chineses estão agora detidos na 7ª Esquadra da PRM, no Alto-Maé.
  Para produção de energia eléctrica  
Vale anuncia construção de central térmica em Tete

Maputo (Canalmoz) - Uma central térmica destinada à produção de energia eléctrica com base no carvão mineral vai ser construída na província de Tete, pela mineradora brasileira, Vale Moçambique.
Análise
Por Hamilton De Carvalho, Jurista e Docente Universitário

Breve momento de reflexão: O Actual Estágio do Princípio da Jurisdicidade Moçambicana

Maputo (Canalmoz) - Se precedermos tenuemente no tempo, cedo perceberemos que os marcos que a caracterizam, deixaram legado. E, não obstante, constituíram o apanágio da evolução histórica, política, cultural e jurídica do constitucionalismo moçambicano. Decerto, o período de transição circunscrita na CRPM de 1975, envolve como é sabido, o nascimento do Estado Novo, a Constituição da República Popular de Moçambique.
Oposição recupera mas MPLA continua com maioria absoluta

2012_09_04_001


Maputo (Canalmoz) – Os dados iniciais dos resultados eleitorais em Angola apontavam para uma vitória do MPLA acima de 75%, mas ontem, quando estavam contabilizados cerca 94% dos votos, a vitória do MPLA baixara para 71%. Mesmo assim o MPLA continua com uma maioria qualificada que o permite governar a seu bel-prazer, aprovando leis e programas de governação, independentemente do posicionamento da oposição.
  No distrito de Zavala  
Gravidez precoce tira 28 alunas da escola desde o início do ano

Inhambane (Canalmoz) – Mais de 28 alunas dos 14 a 16 anos de idade já desistiram este ano das aulas por motivos de gravidez precoce numa escola de Quissico, no distrito de Zavala, província Inhambane. O maior número destas alunas frequenta a 8ª classe.
  Na cidade de Maputo  
Moradores da Malanga revoltados com o município

- Em causa está a promessa de reabilitação de uma rua há 4 anos sem execução

Maputo (Canalmoz) – Há quatro anos que a edilidade de Maputo prometeu que iria reabilitar a rua Conjunto Djambu, anteriormente designada por Major Couto, localizada no Bairro da Malanga. A promessa foi feita na ocasião da transferência do mercado grossista da Malanga para Zimpeto. A rua era praticamente parte do mercado e com a saída dos vendedores, a edilidade prometeu voltar a condicioná-la para servir os moradores locais. Só que está a passar o tempo e nada acontece.