segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Desmond Tutu defende que Blair e Bush devem ser julgados em Haia

Desmond Tutu
Desmond Tuto  diz que Bush e Blair mentiram sobre a existência de armas químicas no Iraque.
Não é uma posição inédita, mas desta vez foi defendida pelo Nobel da Paz Desmond Tutu. Num artigo publicado no diário britânico Observer, o bispo sul-africano, considerado um herói da luta contra o apartheid, defendeu que George W. Bush e Tony Blair devem ser julgados em Haia devido à guerra no Iraque.
Tutu acusou o anterior presidente norte-americano George W. Bush e o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair de terem mentido sobre a existência de armas de destruição maciça e disse que a guerra naquel país tornou o mundo mais instável, mais “do que qualquer outro conflito na história”. As acusações não surpreenderam Blair, que já as terá ouvido inúmeras vezes. “É o mesmo argumento que ouvimos muitas vezes”, reagiu, citado pela BBC.
No início desta semana, o bispo sul-africano recusou-se mesmo a liderar um painel de uma conferência em Joanesburgo em que participava Tony Blair. Agora, Tutu defende que a campanha para derrubar o regime de Saddam Hussein em 2003 abriu caminho à guerra civil na Síria e a um possível conflito no Médio Oriente que envolva o Irão. Bush e Blair “levaram-nos para a beira do precipício, onde nos encontramos agora, com o espectro da Síria e do Irão diante de nós”, escreveu Desmond Tutu.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»