sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Renamo exige revisão dos símbolos nacionais

2005/08/25
O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, considerou a bandeira e o emblema nacionais `anacrónicos e símbolos do totalitarismo´, defendendo a sua adaptação à `realidade política actual´.

Ver comentários (+21)
Comentar
Dhlakama expressou `a posição oficial da Renamo´ a propósito do debate actualmente em curso sobre a alteração dos símbolos nacionais, reagindo a sinais de aparente recuo da FrelimoRELIMO, partido no poder, em relação à necessidade de adopção de uma nova bandeira e emblema do Estado.

O líder do maior partido da oposição sustentou que os actuais símbolos nacionais foram adoptados pela Frelimo, no ano da proclamação da independência, em 1975, numa altura em que estava banida a existência de outros partidos, encontrando-se já desajustados, por força da introdução da constituição multipartidária de 1990.

`Os actuais símbolos nacionais são do tempo do partido único e do regime totalitário que a Frelimo instalou logo após a independência e já estão desajustados à luz da mudança do sistema político introduzido com as eleições multipartidárias de 1994´, acusou Afonso Dhlakama.

Dhlakama atacou especificamente a estrela incorporada na actual bandeira nacional, qualificando-a como um `decalque de mau gosto dos símbolos do extinto comunismo soviético´.

O líder da oposição moçambicana referiu-se também à cor vermelha e à arma que integram a bandeira moçambicana, como `símbolos de má memória para os moçambicanos´.

Afonso Dhlakama acusou as associações cívicas que nos últimos dias se têm manifestado contra as mudanças na bandeira e no emblema nacionais de serem manipuladas pela Frelimo, partido que, disse, `está a sabotar o processo de alteração dos símbolos nacionais´.

Depois de, na passada sessão legislativa, ter acordado com a Renamo um programa de trabalho parlamentar para a alteração dos símbolos nacionais, a Frelimo parece pouco interessada nesse exercício.

Recentemente, o co-fundador do partido no poder Marcelino dos Santos liderou uma marcha de jovens que se opõem à mudança da bandeira e do emblema, e outras figuras próximas da formação política no poder também se opuseram às alterações.

Sem um posicionamento favorável da Frelimo, a alteração dos símbolos nacionais está à partida votada ao fracasso, por força da expressiva maioria que o partido no poder detém na Assembleia da República...

1 comentário:

Anónimo disse...

Good day! This is my first visit to your blog! We are a group of
volunteers and starting a new project in a community in the same niche.
Your blog provided us beneficial information to work on.
You have done a marvellous job!

My web-site: new cellulite treatment