segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"QUAL DE NÓS TERÁ RAZÃO", do General Silvino Silvério Marques (2010)

Ouvir com webReader
Qualdenos_capa Entendi publicar o presente livro por julgar ter interesse ser conhecido quando historiadores isentos, e já não necessariamente corajosos, quiserem escrever sobre estes tristes tempos que vivemos.
Trata-se de um grupo de textos alguns já publicados em imprensa, outros originais, dispostos pela ordem em que se produziram, corrigindo erros, comentando, a pedido, outros textos, exprimindo opiniões, definindo posições. Incluem-se comentários a alguns livros importantes sobre a descolonização.
Resolvi manter, praticamente na íntegra, a repetição destes no respeito pela sua exactidão e pela sua total coerência. (...) Quanto ao título, ele evoca a afirmação (...) referida por Salazar: "Silvério Marques tem razão na forma como procede" e, mais tarde, as dúvidas de Marcelo Caetano ao rematar uma conversa comigo sobre os mesmos problemas do Ultramar, com a expressão "Qual de nós terá razão ?".

Desta obra destaco os comentários que produziu aos 2 volumes de QUASE MEMÓRIAS  de Almeida Santos, aqui muito comentados.

Sem comentários: