quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FRELIMO - HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE(1971)

HistoriaFrelimo_capa Para as gerações mais novas aqui chamo a atenção para esta História de Moçambique, numa edição do Departamento de Educação e Cultura da Frente de Libertação de Moçambique(FRELIMO), de Agosto de 1971.

Mas, o que a FRELIMO e os historiadores moçambicanos, ainda não esclareceram ou definiram, é desde quando e quem criou essa realidade geográfica e política que é hoje o "País Moçambique". E todos gostaríamos que o fizessem, de uma vez por todas.
Ao ler este trabalho, reconhecemos e Portugal também, as várias oposições à presença portuguesa. A maioria por povos invasores, que não autóctones. E, quando se fala de uma colonização de 500 anos, há que referir que só nos últimos 100 anos ela foi efectiva. Basta lembrar os muitos acordos feitos entre portugueses e os reinos locais. Basta lembrar as invasões zulus. Portugal, durante séculos, não administrou ou governou esse vasto território que é hoje Moçambique. Em pontos chave comerciava e era por esse comércio que lutava. A maioria dos seus habitantes vivia a sua vida sem qualquer ingerência portuguesa.
Como, por exemplo, se consideraria Gungunhana? Moçambicano, português ou quê?
São deixas que aqui ficam para os estudiosos.
Leia em http://www.macua.org/livros/histmocfrel.html

Sem comentários: