sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Edição de 31 de Agosto de 2012

Augusto Paulino reconduzido a Procurador Geral da República

Maputo (Canalmoz) – O juiz Augusto Paulino foi reconduzido ontem ao cargo de Procurador Geral da República (PGR), que vinha ocupando nos últimos anos.
  Desde a fundação da República  
Governo reúne pela primeira vez com cônsules moçambicanos

Os lugares reservados aos cônsules de Israel e Líbano não estavam ocupados até ao primeiro intervalo

Maputo (Canalmoz) – Pela primeira vez desde a fundação do Estado moçambicano, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação reuniu com os cônsules honorários da República de Moçambique no estrangeiro.
  Parou em local proibido  
Polícia algema motorista de “chapa” ao volante

Maputo (Canalmoz) - Seis agentes da Polícia Municipal protagonizaram uma cena pouco comum na via pública.
  Exploração de carvão mineral em Moatize  
Vale investe 6 biliões de dólares na expansão

Maputo (Canalmoz) - A mineradora brasileira Vale Moçambique, que está a explorar a produção de carvão mineral de Moatize, está a investir 6,4 biliões de dólares norte-americanos no projecto de expansão das suas actividades.
TDM constrói salas de aulas em Massangulo

Maputo (Canalmoz) – A empresa TDM-Telecomunicações de Moçambique procedeu, recentemente, à entrega de duas novas salas de aula e duas casas de banho para professores à Escola Primária do 1º Grau, localizada no Posto Administrativo de Massangulo, Distrito de Ngaúma, na província do Niassa.
Canal de Opinião
Por Matias Guente

Quando o Estado laico é louco

“O argumento da raça ou da tribo é um expediente fácil de usar, não precisa de manual de instruções e pode ter efeitos espectaculares. Em vez de se debater ideias, abate-se o outro” – Mia Couto in os Falsaportes.

Maputo (Canalmoz) – A recente agitação dos muçulmanos veio mais uma vez mostrar o tipo de Estado que temos e qualidade do nosso debate público.
  Escreve a revista FORBES  
Valentina Guebuza: a princesa milionária

2012_08_31_002

Maputo (Canalmoz) – A revista FORBES, especializada em matérias sobre a riqueza das celebridades mundiais, dedica na edição deste mês de Agosto um trabalho de três páginas sobre a riqueza da filha do Presidente da República, Armando Guebuza, a famosa Valentina da Luz Guebuza.
Análise
Por Simon Muteerwa*

Guerra Civil e Dinâmica

Maputo (Canalmoz) – Na entrevista concedida ao Canal de Moçambique, o Dr. Eric Morier-Genoud referiu-se à questão da guerra civil.