segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Edição de 27 de Agosto de 2012

  Apenas na presidência da Frelimo  
Guebuza confirmado único candidato à sua sucessão no partido

Maputo (Canalmoz) – No encerramento da VII Sessão Ordinária do Comité Central do Partido Frelimo, na noite de ontem na Matola, o secretário-geral do partido confirmou o que há muito tinha anunciado: Guebuza será o único candidato à sua própria sucessão na presidência do partido Frelimo.
  Anulada paralisação da actividade comercial  
Só o chefe do Estado conseguiu conter revolta dos muçulmanos

“Fomos recebidos hoje (ontem) pelo Chefe do Estado que prometeu se empenhar acima do normal no combate à criminalidade”, Ahmand Camal explicando ao Canalmoz porque a comunidade Muçulmana desistiu da desobediência civil

- No próximo sábado os Muçulmanos irão marchar até ao Gabinete do Primeiro Ministro

Maputo (Canalmoz) – Já não haverá paralisação das actividades comerciais e industriais a partir de amanhã, como medida promovida pelos Muçulmanos, Hindus e Ismaelita em protesto contra a alegada inacção das autoridades governamentais no combate aos raptos no País. Foi preciso a intervenção do Presidente da República, Armando Guebuza, para conter a revolta dos Muçulmanos.
  Reacção aos sequestros  
Muçulmanos divididos

Maputo (Canalmoz) – Nunca houve consenso no seio da comunidade Muçulmana em Moçambique, quanto às medidas de reacção ora anunciada e depois adiadas, de reacção aos sequestros dos empresários. Na reunião havida na sexta-feira passada em Maputo, que juntou membros das comunidades Muçulmana, Hindu e Ismaelita, foi deliberado que a partir de hoje estes grupos que detêm o grosso do comércio em Moçambique, deviam paralisar as actividades, mas logo houve membros da comunidade Muçulmana que se rebelaram contra a medida e criticaram-na.
  Ameaças de revoltas  
Frelimo considera muçulmanos de “maquiavélicos”

Maputo (Canalmoz) O Partido Frelimo convocou a Imprensa no último sábado na cidade da Matola no decurso da VII sessão ordinária do seu Comité Central, para repudiar a ameaça “maquiavelica” da Comunidade Maometana e as sociedades Muçulmana, Hindú e Ismaelitas, que pretendiam encerrar a actividade comercial e prestação de serviços, durante três dias e que teriam inicio nesta segunda-feira.
  Devido ao autoritarismo de certos partidos politicos  
Bispos Catolicos dizem que a paz e democracia estão em perigo

Maputo (Canalmoz) -  Os bispos Catolicos de Mocambique dizem que os partidos politicos mocambicanos sao autoritarios e que por via disso afirmam que a paz e a democracia estao em perido.
Segundo a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) ocorrem “práticas autoritárias” nos partidos moçambicanos devido à “intolerância” entre as duas principais formações políticas, Frelimo e Renamo.
PJ solidariza-se com as vítimas dos raptos e apela pressão ao Governo

Maputo (Canalmoz) – O Parlamento Juvenil manifestou-se solidária com as vitimas dos raptos em Mombique, em comunicado de Imprensa emitido sexta-feira passada em Maputo.
  África do Sul  
Polícia sul-africana investiga acidente de aviação de Mbuzini

(Nelspruit) – As novas investigações sobre o acidente de Mbuzini, prometidas pelo chefe de Estado sul-aficano, Jacob Zuma, durante uma visita efectuada a Moçambique de 13-14 de Dezembro de 2011, estão a cargo da Direcção para a Investigação Prioritária do Crime (DPCI), soube o Canalmoz de fonte segura em Nelspruit. Também conhecida por «Falcões» (ou Hawks), a DPCI tem vindo a entrevistar entidades moçambicanas, sul-africanas e suázis ligadas ao sector da aeronáutica, entre outras. A unidade policial, «Falcões», é chefiada por Anwa Dramat, antigo combatente na clandestinidade do Umkhonto weSizwe, braço armado do ANC.
Vodacom presta serviço de atendimento ao cliente via Chat

Maputo (Canalmoz) - A Vodacom Moçambique anunciou a introdução de um novo serviço de atendimento aos clientes, que consiste em teclar ou seja através de Web chat directamente com os clientes,
A empresa diz que este serviço visa garantir “um serviço cada vez melhor e inovador criou a plataforma de atendimento”.
  Em Marracuene  
Mais de 1.800 expositores na FACIM a partir de hoje

Maputo (Canalmoz) – Mais de 1.800 expositores nacionais e estrangeiros são esperados a partir de hoje  na 48ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que pela segunda vez este ano é realizada no em Ricatlha, distrito de Marracuene.
  Exploração de areias pesadas de Moma  
Kenmare anuncia lucro de 39 milhões de dólares em seis meses

Maputo (Canalmoz) – A Multinacional irlandesa Kenmare anunciou a obtenção de lucros de 38,8 milhões de dólares apenas no primeiro semestre de 2012, segundo comunicado enviado à nossa redacção, assinado por Gareth Clifton, Director Residente da Kenmare em Moçambique.

Sem comentários: