quinta-feira, 9 de agosto de 2012

47 anos do início da luta armada: Chipande em Chai dissipa equívocos

Ouvir com webReader
Chipande_2011 EM plenas comemorações do 25 de Setembro, dia do início da luta armada de libertação nacional, Alberto Chipande, general na reserva, autor do primeiro tiro da insurreição geral do povo contra o colonialismo português, esteve no posto administrativo de Chai, distrito de Macomia, em Cabo Delgado, para dissipar certos equívocos sobre a história.
Maputo, Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011:: Notícias
Não há e nem deve haver dúvidas quanto ao local do início da luta: posto administrativo de Chai. E não e nem deve haver dúvidas quanto ao autor do primeiro tiro que deu início à luta armada de libertação nacional: general, na reserva, Alberto Chipande. Isto aconteceu por volta das 19.00 horas do dia 25 de Setembro de 1964.
Eliseu Machava, governador provincial de Cabo Delgado, acompanhou Chipande na sua deslocação a Chai e censurou certos sectores políticos que se esforçam em deturpar os factos da história da luta armada de libertação nacional. Tais sectores, segundo o governante, procuram fazer crer que tudo o que acontece, desde o início da luta, seja produto do acaso. A verdade, porém, é que a história tem os seus actores.
Depois de apresentar as figuras presentes, Eliseu Machava cingiu a sua atenção a duas figuras da história. Alberto Chipande e António Chicapa, ambos integrantes do grupo de 11 elementos destacados para Chai. Chicapa, de 70 anos de idade, reside hoje na sede do distrito de Pemba-Metuge.
A guerra começou às 19.00 horas e não a zero, como tem sido dito. Este depoimento é feito pelo próprio general Chipande o qual considera que “estamos num momento de luta em que precisamos de reconstruir a nossa história, em cumprimento da decisão correcta, do IX Congresso, realizado em Quelimane e que determinou que os principais actores da história da luta de libertação nacional, contem-na para que fique registada, a fim de ser conhecida pelas novas gerações”.
“Hoje celebramos o 47º aniversário do início da luta armada. Isso é um facto histórico. É real. Aconteceu”, disse Alberto Chipande, acrescentando que “eu e o meu colega aqui ao lado, o António Chicapa, participamos no início da luta”.
Chipande conta que, sob o comando de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e depois de terem regressado da Argélia, onde tinham ido receber os primeiros treinos militares, abriram o centro de Kongwa. Um pouco mais tarde foram instruídos para seguirem a Dar-Es-Salaam, na Tanzania, onde foram seleccionados para “novas tarefas”. O mais engraçado, segundo o general, é que ninguém sabia quais eram as novas tarefas.
Na verdade, segundo Alberto Chipande, a viagem começou em direcção ao bairro Bukurini, algures nos arredores de Dar-Es-Salaam.
À noite, por volta das 20.00 horas, segundo Chipande, apareceram no local, Eduardo Mondlane e Samora Machel, que traziam uma mensagem para cada um de nós e que se resumia no seguinte: vai já para o lugar tal e lá encontrarás alguém que te dirá quais são as tarefas que deves cumprir. “Assim, individualmente, cada um de nós foi seguindo o seu destino. No local e quando cada um dá conta de si já éramos 24 elementos”, conta o general Chipande.
O grupo foi levado num camião em direcção ao porto marítimo de onde embarcou num navio com destino a Mtwara. Aqui, o grupo foi recebido por Lázaro Nkavandame. Neste lugar o grupo permaneceu de Junho a Julho de 1964.
Ao longo deste período juntaram-se ao grupo, jovens vindos de Moçambique, para treinos e assim engrossarem as fileiras.
No dia 1 de Agosto, acompanhados pela Polícia tanzaniana já equipado os componentes do grupo foram levados uns para Miambwe, outros para Maúta e outros ainda para Ncunha, localidades tanzanianas junto à fronteira com Moçambique.
Na verdade, eram grupos que tinham a missão de iniciar a luta armada, a partir de pontos específicos em Moçambique, nomeadamente Mocímboa da Praia, (através de Diaca) Mueda, incluindo o actual distrito de Muidumbe, Porto Amélia (hoje Pemba) e Montepuez.
Já no interior do país, o grupo que se dirigia a Mocímboa da Praia, não teve problemas, tal como o que ia a Mueda. Mas o que se destinava a Montepuez, teve que recuar, pois havia sofrido um ataque, assim como, aquele que ia a Porto Amélia, chefiado por Alberto Chipande, que na zona de Nangololo, em Muidumbe, deparou com o assassinato do padre católico de nome Daniel e não teve como prosseguir com a missão.
“O que aconteceu é que o padre Daniel foi confundido com o nosso grupo. Nós estávamos a menos de 20 quilómetros do local. Quando descobriram que se tratava do padre as tropas coloniais ficaram em estado de alerta em toda a região e não permitiam que nós nos movimentássemos livremente. Escondemo-nos entre as matas de Muidumbe e Chai”, disse Chipande.
A 15 de Setembro, o grupo recebeu uma mensagem através de um enviado, na circunstância, António Chaúma, dando a indicação de que o início da luta armada estava marcado para 25 de Setembro.

Dizem que fui medroso

Maputo, Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011:: Notícias
Entretanto, devido a problemas decorrentes da cerrada vigilância da tropa colonial, em resultado da morte do padre Daniel e porque a data do início da luta se mostrava próxima, sem possibilidade de alcançar Porto Amélia, o grupo decidiu começar a guerra em qualquer lugar onde houvesse a presença do colonialismo. Chai apresentava-se como o mais próximo.
“Não sabíamos o que fazer. Chegamos a Chai. Ninguém tinha a mínima informação de como estava organizado o posto de Chai; onde era o quartel; onde ficava o chefe do posto, entre outras informações prévias. “
“Eu disse aos meus camaradas para que nos retirássemos por falta dessa informação. Aí acusaram-me de ser medroso. Disseram-me que a data já estava marcada e não devia ser o nosso grupo a não cumprir a missão”, lembrou o Chipande.
O general diz que lhe chamaram medroso, igualmente, pelo facto de ter recusado o ataque a um camião que vinha de Porto Amélia, acção proposta pelo grupo, mas que o chefe desaconselhou, por não saber exactamente a quem pertencia e o que levava, tendo em conta a orientação do presidente Eduardo Mondlane de que a guerra que iria começar não visava civis, nem o povo português, mas sim, aqueles que estivessem ao serviço do colonialismo, sem distinção de raça, cor, religião ou etnia.
“Aí disseram que eu estava com medo, porque eles queriam ali mesmo começar a luta atacando aquele camião”, explicou Chipande.
Na falta de toda aquela informação, decidiu-se em enviar Bento Bachir, um dos integrantes do grupo, disfarçado com ligaduras e tingido de tintura, como se estivesse ferido e em tais condições fosse ao posto de Chai. Isto era para dar a ideia de que estaria a ir para o hospital local quando na verdade estava à procura de informações e a fazer o reconhecimento da zona.
Dito e feito, Bachir foi ao posto de Chai, onde ficou quase todo o dia a fazer o reconhecimento. A sua demora levou a que os restantes 10 colegas mudassem de posição, temendo que tivesse sido capturado.
Depois de se munirem de toda a informação trazida por Bento Bachir, eis que o grupo se abeira do posto de Chai, para dar lugar as operações militares. Passava muito pouco das 19.00 horas.
“Apanhei um sentinela, encostado ao muro com a sua arma e eu queria apanhá-lo vivo. Não consegui, mas fiquei com o seu carregador e a seguir dei-lhe um tiro na cabeça, tendo caído imediatamente e quando o chefe do posto saiu para ver o que se estava a passar, levou outro tiro, na mesma altura em que lá dentro ouviam-se choros”, contou.
Chipande disse que os outros guerrilheiros, tal como estava programado, atacavam as outras direcções, tendo cabido a António Chicapa a administração.
“Depois disso recuamos e assim estava feito o primeiro combate. O mesmo deu-se perto das 19.00 horas do dia 25 de Setembro e não à zero hora, como estava decidido. Soubemos que em Mueda e Muidumbe os nossos camaradas tinham atacado antes da zero hora, em Diaca e Mocímboa da Praia, antes das 19.00 horas”, lembrou.
Por outro lado, segundo a explicação de Alberto Chipande, nas províncias do Niassa e Zambézia, também houve ataques dos guerrilheiros, que davam início à luta de libertação nacional.
Porquê ser Chai o que simboliza o início da insurreição armada contra o colonialismo português? A resposta de Chipande é que foi pelo resultado, pois foi ali onde a acção armada resultou na morte de quem representava a máquina colonial e o Comité Central da Frelimo simbolicamente escolheu o combate de Chai como aquele que oficialmente deu o início à luta armada de libertação nacional.
  • Pedro Nacuo
NOTA:
" “Apanhei um sentinela, encostado ao muro com a sua arma e eu queria apanhá-lo vivo. Não consegui, mas fiquei com o seu carregador e a seguir dei-lhe um tiro na cabeça, tendo caído imediatamente e quando o chefe do posto saiu para ver o que se estava a passar, levou outro tiro, na mesma altura em que lá dentro ouviam-se choros”, contou.
Chipande disse que os outros guerrilheiros, tal como estava programado, atacavam as outras direcções, tendo cabido a António Chicapa a administração."
Mentira! Mentira! Mentira! Nínguém foi morto!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Comments

1
umBhalane said...
Maugrado todas as "falhas" de Alberto Chipande, normais, continuo a apoiar a sua candidatura a futuro PRM (pela frelimo), substituindo AGuebuza (da frelimo).
Moçambique da frelimo é diferente.
Não pode ser visto de "óculos".
Em Moçambique da frelimo, a anormalidade é normal.
ALBERTO CHIPANDE A PRESIDENTE (pela frelimo).
EU APOIO.
A LUTA É CONTÍNUA
2
Francisco Fernando said...
“Apanhei um sentinela, encostado ao muro com a sua arma e eu queria apanhá-lo vivo. Não consegui, mas fiquei com o seu carregador e a seguir dei-lhe um tiro na cabeça, tendo caído imediatamente e quando o chefe do posto saiu para ver o que se estava a passar, levou outro tiro, na mesma altura em que lá dentro ouviam-se choros”, contou.
Ó sr. General, essa não lembraria ao Diabo. Então o sr. queria apanhar o homem vivo estando este armado e não o conseguindo, sabe-se lá porquê,fica-lhe com o carregador que, é suposto,estava acoplado à arma e é então que lhe dá um tiro na cabeça. Será que lhe deu o tal tiro com o carregador que lhe tirou? Saiba que já ouvi muitas infantilidades aos seus colegas generais de aviário portugueses mas como a que o sr. aqui nos serviu é que nunca lhes ouvi. Veja lá,tente recordar-se bem como foi que as coisas efetivamente se passaram para no-lo contar numa futura comemoração do 25 de setembro.
3
Tadeu Phiri said...
Caro Benedito Marime (creio que consigo é possível falar sem descambar nos insultos habituais), de facto Magaia estava ausente da Tanzania. Creio que estava na China, numa academia militar a aumentar os seus conhecimentos. Não creio que fosse para o afastar. Acredito até que o senhor Nkomo faz referência desta ausência no seu livro sobre Simango.
Não acredito que Urias Simango estivesse habilitado, tendo em conta as funções que desempenhava, a seleccionar os homens para as diferentes missões do 25 de Setembro. No entanto, tendo em conta que Samora Machel (quer gostemos dele ou não) era o Comandante do Campo Militar de Kongwa, local onde desaguavam todos os combatentes treinadas nas mais diversas escolas do mundo (Argêlia, Egipto, Israel, URSS, China...) e onde se formavam os novos recrutas, este já estava sim habilitado a seleccionar os homens mais adequados para as missões.
Em relação a Casal Ribeiro, não sei se já era adjunto comandante de Magaia naquela altura. No DD houve várias mudanças. Mesmo Gundana chegou a ser adjunto de Magaia. Não sei qual deles exerceu primeiro essas funções de adjunto.
Isto tudo para dizer que não me parece estranho que Samora tenha coadjuvado o Presidente Mondlane nesse aspecto específico do desencadeamento da Luta Armada. Na selecção e passagem de comandos. Outros terão coadjuvado Mondlane em outros aspectos. Talvez Simango, Gundana e Casal Ribeiro tenham coadjuvado Mondlane noutras coisas também importantes.
O facto de não gostarmos de Samora não nos deve conduzir a retira-lo da História à força. Isso fazem os stalinistas que até desenvolveram técnicas de suprimir duma simples fotografia as pessoas indesejáveis. Não me parece que devamos fazer isso neste espaço. Samora estava lá e pronto. Magaia não esteve. Esteve provavelmente na China. Não o podemos colocar à força na Tanzania só para figurar nesta historia. Ele figura, e muito bem, noutras.
Tadeu Phiri
4
amisse americo jamal said...
Sao as mentiras que nos ensinaram nas escolas durante geracoes e as insistem perdurar atraves das geracoes. Mas esta visto que se trata de uma pintura surreal.
O Marime coloca uma questao importante e de logica de funcionamento de hierarquia e sequencia de eventos.
Fica sempre mal insistirem na vossa versao frelimistas. Alias, ate demostra qual complicado se torna pronunciarem o nome dos verdadeiros herois, os protagonistas da insurreicao contra a dominacao estrangeira.
Abaixo a mentiraaaa!
Se alguma vez podessem ser honestos, esta seria oportunidade de se retratarem publicamente e, permitirem que se conheca a verdadeira historia das lutas em mocambique, aceitando os valores das mesmas, como imposicao de desafios de cada epopeia.
E mais....mentes uma vez, mentes sempre.
"O vadio perde-se, o escravo liberta-se"
5
Benedito Marime said...
Tadeu Phiri, tenho serias duvidas da ausencia de Filipe Samuel Magaia, em ocasiao tao transcendente. A menos que fosse para o afastar do cenario. De qualquer modo, e Raul Casal Ribeiro, Adjunto de Magaia? e Uria Simango? Ou era jah para que estes tres martires das lutas intestinas jah nao participassem nesta gesta, em preparacao da actual farsa sobre a Historia de Mocambique?
6
Tadeu Phiri said...
Filipe Magaia estava fora da Tanzania, em treinos militares. Quem seleccionou os homens para as diferentes missoes do dia 25 de Setembro foi Samora, na altura Comandante do Centro de Kongwa.
Tadeu Phiri
7
joana lisboa manuel said...
gostei das noticias, e acho que e uma forma de incentivar os mocambicanos a ler e a se informar mais sobre o que esta acontecendo. parabens!
8
Benedito Marime said...
Quem deve ser censurado é Eliseu Machava, ao pretender que se não questionem dogmas já de há muito desmascarados. Basta ver que Chipande pretende que quem lhe deu a missão de avançar para o início da Luta foram Eduardo Mondlane e Samora Machel. Como podia ser este último, se, antes dele, no comando operativo, estavam Filipe Samuel Magaia e o seu adjunto Casal Ribeiro, de cuja ausência, por esses dias, nunca constou? E como é que o Vice-Presidente Uria Simango, então em plenitude de funções, não aparece nesta história? Ninguém nega o início da Luta Armada de Libertação Nacional a 25 de Setembro de 1964. Ninguém nega a participação nela de Alberto Joaquim Chipande. Mas ele não foi o único, sendo, sim, hoje, o nome mais sonante, como tal guindado por assim convir politicamente.

3 comentários:

Anónimo disse...

I know this site provides quality based articles and additional information, is there any other site which
presents these stuff in quality?

My page; online stopwatch for teachers.

Anónimo disse...

Je découvre à ce jour votre blog : pas mal d'informations pour améliorer nos espaces !

My webpage: Manon

Anónimo disse...

How to get aphrodisiacal abs natural mood foil.
But remember you experience to put pattern for getting your learning ability to study at aphrodisiac abs its
topper is to do. Go your left leg up to holding pulled abs may not be the topper fittingness destination for charwomen.

These fat cells either decompose or tease apart chest of
drawers and squash for a moment. Chickpea is stomates which
will enable the backing up to opened up and clean the pelt
automatically.

My web-site - web-site