quinta-feira, 30 de agosto de 2012

2011 - 50 ANOS de Luta de Libertação - Angola

  2011 - 50 ANOS de Luta de Libertação  

       04-01-1961                 04-02-1961              15-03-1961               20-04-1961
Massacre da Baixa de Cassange    Início da Luta Armada    Expansão da Luta Armada    Fundação da CONCP 
Em Comemoração aos 50 Anos de Luta de Libertação, A ATD vem publicando periodicamente textos e documentos em alguns orgãos de informação. 
Siga esses documentos na nossa página: Foi há 50 anos


Destaques:


Homenagem a Aristides Pereira
A 5 de Julho deste ano, o Projecto "Angola - Nos Trilhos da Independência" (projecto da ATD) teve a honra de ser recebido pelo 1º Presidente de Cabo-Verde, ARISTIDES MARIA PEREIRA, um dos fundadores do PAIGC de Amílcar Cabral que o viria a substituir na direcção do Partido após o assassinato em 1973.
Como homenagem a este ilustre combatente e estadista, foi publicado no Novo Jornal a entrevista concedida na altura.

Também poderão ter acesso a alguns extractos da entrevista (em vídeo) no site do Projecto "Angola - Nos Trilhos da Independência": 

Novas Publicações do Dossier "Foi há 50 anos"
Já estão disponíveis on-line as últimas publicações do Dossier "Foi há 50 anos" que tem vindo a ser publicado mensalmente no Novo Jornal.
Para ver toda a documentação já publicada, visite a página "Foi há 50 anos". Também poderá seguir o contexto cronológico desse ano de 1961.

Ministra da Cultura visita a ATD

A ministra da Cultura, Drª Rosa Cruz e Silva, visitou esta segunda feira, 21 de Março de 2011 a Associação Tchiweka de Documentação (ATD), para se inteirar do seu funcionamento.
Rosa Cruz e Silva fez-se acompanhar da Directora do Arquivo Histórico Nacional Drª Alexandra Aparício.
Na ocasião, a ministra da Cultura visitou as instalações do Centro de Documentação Tchiweka (CDT), onde constatou o trabalho de catalogação e classificação dos documentos que constituem o acervo pessoal de Lúcio Lara dos quais estão já identificados mais de cinco mil documentos.
A ATD apresentou à delegação ministerial o seu mais recente projecto, “Angola nos Trilhos da Independência”, que se destina à recolha em suporte áudio-visual de depoimentos de protagonistas na Luta de Libertação em Angola

Mais detalhes em Notícias  -


Ministro da Educação visita ATD

O ministro da Educação, Pinda Simão, visitou sexta-feira (12 de Março) a sede da Associação Tchiweka de Documentação (ATD), para se inteirar do seu funcionamento.
Pinda Simão fez-se acompanhar de uma equipa de quadros do Ministério da Educação, nomeadamente, do vice-Ministro, Narciso dos Santos Benedito, do sub-director do Instituto Nacional para a Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Pedro Nsianguengo e o Conselheiro do Ministro da Educação, Filipe Zau.

Mais detalhes em Notícias  -  Para ler a Notícia do Jornal de Angola de 14 de Março, clique aqui

Projecto "Angola nos trilhos da Independência" 

A ATD está, desde início de 2010, a percorrer o país pelos trilhos da independência, recolhendo testemunhos orais de nacionais e estrangeiros, directa ou indirectamente envolvidos na luta anticolonial, num projecto que durará 5 anos denominado "Angola Nos trilhos da Independência".

Em 2015, com base no material recolhido e com execução da Geração-80, a ATD pretende promover um documentário sobre o trabalho realizado. 

Mais detalhes em Projectos em Curso

Objectivos da ATD - Associação Tchiweka de Documentação.

A A.T.D. é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objectivo a promoção e divulgação de actividades que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta de libertação e soberania nacional dos povos africanos, da ex CONCP e mais particularmente de Angola.
Para atingir os fins propostos, a ATD propõe-se realizar as seguintes tarefas:
  • Organizar e gerir um Centro de Documentação tendo como acervo principal a documentação conservada por Lúcio Lara durante toda a sua trajectória política e militar.
  • Promover e divulgar actividades de carácter científico, educativo e cultural
  • Realizar encontros ligados à luta pela libertação de África.
  • Executar e promover projectos de investigação.
  • Cooperar com instituições educacionais e culturais.

Centro de Documentação Tchiweka

O Centro de Documentação Tchiweka (CDT) é um dos projectos da ATD que já está em funcionamento tendo por principais objectivos:
  • Organizar, inventariar e pôr à disposição do público os livros e publicações existentes no Centro.
  • Preservar, organizar e inventariar toda a documentação - manuscrita, impressa, policopiada, dactilografada, fotográfica ou outra - independentemente da sua comunicação ao público.
  • Transferir para suporte digital e criar condições para o acesso (no Centro e via internet) da documentação considerada pública.
  • Acolher documentos privados com vista à sua organização, conservação e, se permitido, acesso público.

Contactos

Tel: +244 912 501204 - email: assoc.tchiweka.doc@gmail.com
Lúcio Lara em Dolisie no ano de 1965  
Algum dos membros fundadores da ATD
Aspecto do Centro de Documentação